Pilhas e baterias

Páginas: 9 (2130 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................ 03

2 PILHAS, BATERIAS E SUA COMPOSIÇÃO ................................................. 04

3 A PILHA E O MEIO AMBIENTE .................................................................... 05

4 A PILHA E O SER HUMANO......................................................................... 07

5 A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM ............................................................ 08
5.1 Como diminuir o descarte ............................................................................. 08

6 PROCESSO DE RECICLAGEM .................................................................... 11

7 CONSIDERAÇÕES....................................................................................... 13

REFERÊNCIAS.............................................................................................. 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se aos Resíduos Sólidos, mais especificamente sobre as pilhas e baterias, que por serem altamente tóxicas estão chamando a atenção dos ecologistas, nosso objetivo para um maiorentendimento é alertar sobre o descarte errado que ocorre em lixos comuns, mostrar sua composição, quanto prejudiciais são os elementos que as compõem e como eles se comportam e afetam o meio ambiente e o ser humano, a importância da reciclagem, seu processo, e de que forma podemos diminuir o descarte.

2 PILHAS, BATERIAS E SUA COMPOSIÇÃO

Conforme Bocchi, Ferracin e Biaggio (2000), os termos“pilha” e “bateria” têm sido utilizados cotidianamente para descrever sistemas eletroquímicos fechados que armazenam energia. No entanto essa definição é usada indistintamente, mas, na verdade, esses dois materiais apresentam suas próprias características distintas.

Ainda segundo Bocchi, Ferracin e Biaggio (2000), a pilha descrita cientificamente, é um dispositivo constituído por dois eletrodos e umeletrólito, arranjados de maneira que seja produzida energia elétrica. O eletrólito é o meio pelo qual a corrente elétrica será transportada e, portanto, será sempre um condutor iônico. Sua consistência pode ser líquida, sólida ou pastosa, o que importa é a sua eficiência em conduzir energia elétrica. Os dois eletrodos de uma pilha são constituídos de matérias diferentes, e, uma vez que sãoconectados a um aparelho elétrico, um destes eletrodos oxida-se, liberando elétrons que serão conduzidos pelo eletrólito até chegarem ao outro eletrodo, reduzindo este material. O primeiro é chamado de eletrodo negativo ou anodo, pois o material pelo qual é constituído é um íon ânion, portanto, propício a liberar elétrons (oxidação), enquanto o segundo é nomeado de eletrodo positivo ou catodo, pois écomposto por um íon cátion, sendo assim favorável a ganhar elétrons (redução).

Uma bateria nada mais é do que um conjunto de pilhas que, dependendo da associação presente nelas, terão características distintas, por exemplo: caso a associação dentro da bateria seja em série, o potencial da pilha será destacado, enquanto quando o arranjo for a paralelo a intensidade elétrica será priorizada devido àsua maior quantidade. Existem dois tipos de bateria: a primária, que não é recarregável, e a secundária, sendo esta reutilizável (algumas vezes até milhares de vezes). Um grande problema existente na composição desses materiais está nos elementos químicos contidos nas pilhas e baterias. Alguns deles apresentam alto teor tóxico, sendo chamados de metais pesados e, portanto, grave risco ao meioambiente e ao ser humano. Os mais perigosos são: chumbo, cádmio e mercúrio. (Bocchi, Ferracin e Biaggio (2000).
3 A PILHA E O MEIO AMBIENTE

Dos 112 elementos conhecidos atualmente, 84 são metais. Isso leva a crer que as possibilidades de contaminação ambiental por metais sejam numerosas. Sua ocorrência natural, porém, não deve ser considerada como perigosa, pois faz parte do equilíbrio dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilhas E Baterias
  • Pilhas e baterias
  • Pilhas e Baterias
  • pilhas e baterias
  • Pilhas e Baterias
  • Pilhas e Baterias
  • Pilhas e baterias
  • Pilhas e baterias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!