PILHAS OU CÉLULAS GALVÂNICAS

Páginas: 3 (652 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
PILHAS OU CÉLULAS GALVÂNICAS
Resultados e discussões
Este experimento foi constituído pela montagem de duas pilhas, a de Daniell e uma de concentração, que são dispositivos nos quais há formaçãode corrente elétrica proveniente de reação de oxirredução. Os processos experimentais e seus respectivos resultados obtidos serão discutidos a seguir:
Pilha de Daniell
Primeiramente foi adicionado60 ml da solução de sulfato de zinco (ZnSO4 1 M ) em um béquer e em outro 60 ml de solução de sulfato de cobre (CuSO4 1 M).
Em seguida foi colocado uma placa de zinco no béquer que continha o ZnSO4e uma placa de cobre no outro béquer no qual havia solução de CuSO4, então por meio de uma ponte salina que os interligavam e utilizando um jacaré nas placas juntamente com o multímetro obteve-se amedição do potencial das células de 1,08 V, teoricamente pode ser calculada pela equação de Nernst:
∆E= ∆E0 -.
∆E=1,1 – = 1,1 V.
Como podemos perceber que teoricamente a pilha de Daniell possuiFEM 1,1 V, no entanto devido residência interna dos fios e possíveis maus contatos ocasionaram a perda da FEM.
Esta reação pode ser representada da seguinte forma:
Zn Zn 2+ + 2e-
Cu2+ + 2e CuZn(s) + CuSO4 (aq) ZnSO4 (aq) + Cu(s).
Como podemos verificar acima o zinco sobre oxidação na perda de dois elétrons que são transportados pelo fio para o eletrodo de cobre. O eletrodo de cobre porsua vez se torna carregado negativamente atraindo os íons livres de Cu2+ que reduz e se deposita no mesmo na forma de Cu0. Os íons de Zn2+ formados são liberados na solução de sulfato zincoaumentando a sua concentração e para cada átomo de zinco liberado um de cobre irá decompor no eletrodo de cobre.
A ponte salina é constituída por um tubo em U, preenchido por algodão que contei uma soluçãogeralmente ácida ou salina, no caso desse experimento seria o sal cloreto de potássio KCl, cuja função seria equilibrar as duas soluções que com o decorrer da reação acabam havendo uma concentração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilhas galvânicas
  • Pilhas galvanicas
  • Pilhas galvanicas
  • pilha galvanica
  • PILHAS GALVÂNICAS
  • Pilha galvanica
  • pilha galvanica
  • células galvânicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!