Pilhas eletrolíticas e eletrólise

Páginas: 9 (2145 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013

Introdução
Podemos chamar de pilha eletroquímica, célula galvânica, célula eletroquímica ou de célula voltaica o dispositivo no qual ocorre uma reação de oxidorredução que produz corrente elétrica. Uma pilha eletroquímica realiza a conversão de energia química em energia elétrica e nela acontece uma reação de oxidorredução espontânea.
Num processo electroquímico ocorre a transferência deelétrons de uma substância para outra, sendo denominado de reação de oxidação-redução. O elétron perdido na oxidação de um elemento está associado ao ganho de um elétron na redução de outro elemento. Assim, ambas as reações ocorrem simultaneamente. No entanto, podemos pensar neste processo redox como sendo constituído por duas semi-reações: reação de oxidação (perde elétrons) e reação de redução(ganha elétrons).
Em condições normais, estas reações ocorrem quando o agente oxidante está em contacto com o agente redutor (e há a transferência de elétrons do segundo para o primeiro). Mas, contudo, esta reação também pode ocorrer fisicamente separada, estabelecendo-se uma ligação através de um fio condutor, para a passagem de elétrons (corrente elétrica). Este dispositivo chama-se pilha galvânicaou eletroquímica.
Neste tipo de pilha, a energia química é convertida em energia elétrica, através de uma reação redox espontânea entre um eletrodo e uma solução. É constituída por dois eletrodos: o eletrodo onde ocorre a redução – cátodo - e o eletrodo onde ocorre a oxidação - ânodo. Os elétrons fluem de um eletrodo para o outro (do ânodo para o cátodo), o que indica a existência de diferençade potencial entre ambos, designada de força electromotriz padrão. A força eletromotriz depende do tipo de eletrodos, da temperatura e da concentração.










Objetivo
Através da Pilha de Daniell compreender o mecanismo que gera a corrente elétrica, entendendo o fenômeno eletroquímico como tendência das substâncias em doar ou receber elétrons, formando íons e culminando na produçãode corrente e outros fenômenos elétricos. E por meio dos conceitos dos processos de eletrólise, obter informações sobre suas principais aplicações industriais.






















Metodologia
Célula eletroquímica é um dispositivo no qual a corrente elétrica é gerada por uma reação química espontânea ou é usada para forçar a ocorrência de uma reação nãoespontânea. Umacélula galvânica (pilha ou cela eletroquímica) é uma célula eletroquímica na qual uma reação química espontânea é utilizada para gerar corrente elétrica.
A energia liberada em uma reação redox espontânea pode ser usada para realizar trabalho elétrico. Essa tarefa é efetuada por uma célula galvânica, dispositivo na qual a transferência de elétrons ocorre pelo caminho externo em vez de diretamenteentre os reagentes.
Uma célula galvânica consiste em dois eletrodos, ou condutores metálicos, que fazem o contato elétrico com o conteúdo da célula, e um eletrólito, um meio condutor iônico, dentro da célula. O eletrodo em que a oxidação ocorre é chamado de ânodo. O eletrodo em que ocorre a redução é chamado de cátodo.
A célula de Daniell é um exemplo antigo de célula galvânica que usa a oxidação docobre pelos íons zinco. Ela foi inventada pelo químico britânico John Daniell, em 1836. Para que os elétrons passem dos átomos Zn para os íons Cu2+ e permitam que a reação espontânea acorra, eles tem de passar pelo circuito externo. Os íons Cu2+ convertem-se em átomos Cu no catodo através da semi-reação de redução.
Pilhas ou baterias
É uma fonte de energia eletroquímica fechada e portátil queconsiste em uma ou mais células voltaicas. Por exemplo, as pilhas comuns de 1,5 V usadas para acender lanternas e muitos dispositivos eletrônicos consumidores são células voltaicas únicas. Voltagens maiores podem ser atingidas as se usarem células voltaicas múltiplas em uma única bateria, como no caso de baterias automotivas de12 V. Quando as pilhas são conectadas em séries (com catodo de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pilhas e eletrólise
  • Eletrolise e Pilhas
  • pilhas e eletrolise
  • Pilhas e eletrolise
  • pilhas e eletrolise
  • Pilhas e Eletrolise
  • Eletrolise e pilhas
  • pilha e eletrólise.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!