Pilhas eletoquimicas

592 palavras 3 páginas
Introdução No mundo moderno existe grande dependência pela energia elétrica, pois quase todos os equipamentos utilizados necessitam deste tipo de energia. As pilhas e baterias são meios portáteis da eletricidade e para isto é utilizado reações químicas espontâneas que gerem fluxo de elétrons. Estas reações podem ser quantificadas e calculadas através das características dos compostos envolvidos.
Um exemplo é a pilha de Daniel que utiliza placas de zinco e cobre além destes mesmos materiais em solução aquosa que através de reações de oxirredução criam uma diferença de potencial entre os terminais de medição.

Objetivo
Assim este trabalho visou à experimentação de alguns compostos combinados formando pilhas, para além de observar a diferença entre a energia gerada entre eles, avaliar se foi possível alcançar os níveis de tensão calculados.

Material necessário:
• Tubo em “U”
• Becher de 150 ml
• Voltímetro
• Algodão
• Esponja de aço

Procedimento Experimental:

A – Reagentes KCl 3N, ZnSO4 0,1M, CuSO4 0,1 M, Pb (NO3)2 0,1 M placas metálicas: Zn, Pb, Cu 1. Fazer uma ponte salina , colocando Nacl no interior do Tubo em “U” e tampar com algodão;
2. Limpar as placas de metal a serem usadas com a esponja de aço;
3. Montar a pilha conforme a figura abaixo e colocar o voltímetro na escala de de 3v ( leitura direta);

Alguém pode colocar a figura de uma pilha (não consigo entrar em outros sites)?

Colocar os metais certos no Ânodo e Cátodo do voltímetro, do contrário o ponteiro irá deslocar-se para a esquerda.

Valor Teórico:∆E⁰ =+0,76 V- (- 0,34 V) = + 1,10V
E⁰ Zn=+0,76
E⁰ Cu= -0,34

4.

Resultados e discussões:
Já vimos que na reação entre um ácido forte e uma base ocorre o calor de neutralização.
No experimento acima pesamos o Erlenmeyer limpo e seco (m= 106,21), colocamos o Erlenmeyer sobre a tela de amianto despejando 100,0 ml de ácido clorídrico 0,50M e

Relacionados