Pilha

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Em Eletroquímica, uma pilha (bateria ou célula galvânica) costuma ser definida como um processo espontâneo no qual a energia química é transformada em energia elétrica. Por exemplo, as pilhascomuns que costumamos usar em aparelhos eletrônicos possuem em seu interior uma série de espécies químicas, entre elas metais e soluções eletrolíticas que causam reações de oxidorredução (com perda e ganhode elétrons), que geram uma diferença de potencial (ddp).

Por exemplo, as pilhas comuns que costumamos usar em aparelhos eletrônicos possuem em seu interior uma série de espécies químicas, entreelas metais e soluções eletrolíticas que causam reações de oxidorredução (com perda e ganho de elétrons), que geram uma diferença de potencial (ddp). Os elétrons, por apresentarem carga negativa,migram do eletrodo negativo, denominado ânodo, que é o metal com maior tendência de doar elétrons; para o positivo, que recebe o nome de cátodo (metal com maior tendência de receber elétrons). Desse modoé gerada uma corrente elétrica que faz o equipamento funcionar.

Todas as pilhas baseiam-se nesse mesmo princípio de funcionamento. Pensando nesses termos é possível produzir uma pilha utilizandolimão, laranja, tomate, batata e refrigerante; pois todos esses materiais citados possuem em seu interior soluções com cátions e ânions, isto é, espécies químicas com cargas positivas e negativas,respectivamente, e que podem sofrer migrações se estabelecida uma conecção, gerando corrente elétrica.

A pilha de limões funciona, por seguir a regra da pilha básica - 2 tipos de metais e um ácido. Napilha de limões os metais são o cobre (proveniente da moeda de 5 centavos) e o alumínio (proveniente dos clips de papel), e o ácido é o limão (segundo a teoria de Arrhenius, todo ácido possui íons H+ emmeio aquoso. Portanto, o suco de limão é uma solução eletrolítica que possui espécies químicas com cargas positivas e negativas).

São necessários dois tipos de metais, pois a pilha funciona a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pilha
  • pilhas
  • Pilhas
  • Pilha
  • Pilhas
  • Pilha
  • pilha
  • pilhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!