pilaaaaa

1913 palavras 8 páginas
FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO
Ano lectivo: 2011/2012
O professor: A. Pinto do Nascimento

Texto de apoio: Estrutura de um relatório científico
1. O QUE É UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
Um relatório de uma aula prática é uma exposição por escrito duma experiência laboratorial, narrada pelo(s) seu(s) autor(es).
Um relatório é o conjunto da descrição da realização experimental, dos resultados obtidos, assim como das ideias associadas de modo a constituir uma compilação completa e resumida contendo tudo o que diga respeito a esse trabalho que possa vir a ser usado futuramente como instrumento de trabalho. O relatório é único pois, mesmo quando diz respeito à mesma experiência, se esta tiver sido realizada por autores diferentes, estes terão provavelmente obtido valores experimentais diferentes e cada um terá a sua interpretação pessoal dos resultados. Do mesmo modo, relatórios que digam respeito à mesma experiência realizada em alturas diferentes, ainda que pelo(s) mesmo(s) autor(es), terão que ser necessariamente diferentes uma vez que há sempre condições experimentais que se alteram.
2. PRINCIPAIS DIVISÕES DO RELATÓRIO CIENTÍFICO
a) Capa (Identificação do trabalho e autores)
A capa de um relatório deverá incluir:
- o título completo do trabalho, que deverá ser curto e informativo, sendo regra geral utilizado o título que vem nos protocolos;
- o local onde o trabalho foi realizado (nome da escola);
- a disciplina a que diz respeito;
- a data em que o trabalho foi realizado;
- o(s) nome(s) do(s) autor(es), bem como o seu nº e turma;
Na página a seguir à capa apresenta-se o índice, nele figurando os títulos das diferentes partes do relatório, segundo a ordem pela qual aparecem no texto.
b) Objectivo (O que foi feito? Porquê? Para quê?)
O objectivo deverá dizer sumariamente o que se vai fazer, indicando o que se pretende obter com o trabalho experimental. Na maior parte das vezes deverá conter o nome dos reagentes que vão ser utilizados e poderá

Relacionados