PIINO SALGADO

291 palavras 2 páginas
Biografia de Plino Salgado
Plínio Salgado nasceu em São Bento do Sapucaí, Estado de São Paulo, no dia 22 de janeiro de 1895, e faleceu em São Paulo (Capital), no dia 8 de dezembro de 1975. Começou sua carreira como jornalista em 1916, em sua cidade natal, no semanário Correio de São Bento.
Iniciou-se na política em 1918, participando da fundação do Partido Municipalista, que reunia líderes de cidades da região do Vale do Paraíba (SP). A morte de sua jovem esposa, alguns dias depois do nascimento de sua primeira filha, fez com que ele abandonasse o estudo dos filósofos materialistas, passando a ler Raimundo Farias Brito e Jackson Figueiredo, pensadores católicos brasileiros.

Principais Obras: *Tabor (poesias), 1919.
*A Anta e o curupira (poesia), 1926.
*O estrangeiro (romance), 1926.

Biografia de Fernando de Azevedo
Fernando de Azevedo, professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo, nasceu em São Gonçalo do Sapucaí, MG, em 2 de abril de 1894, e faleceu em São Paulo, SP, em 18 de setembro de 1974.
Filho de Francisco Eugênio de Azevedo e de Sara Lemos Almeida de Azevedo, cursou o ginasial no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo. Durante cinco anos fez cursos especiais de letras clássicas, língua e literatura grega e latina, de poética e retórica; e, em seguida, cursou Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de São Paulo.
Foi, aos 22 anos, professor substituto de latim e psicologia no Ginásio do Estado em Belo Horizonte; de latim e literatura na Escola Normal de São Paulo; de sociologia educacional no Instituto de Educação da Universidade de São Paulo;

Principais Obras:
*1920, Da Educação Física, seguido de Antinous - Estudo de Cultura Atlética e a Evolução do Esporte no Brasil
*1923, No Tempo de Petrônio
*1924, Ensaios

Relacionados