piezoterapia

2310 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO
A piezocirurgia vem sendo utilizada com cada vez mais frequência e aplicabilidade pelos profissionais da saúde.
O conceito da piezoeletricidade surgiu ainda no século XIX, porém ganhou força a partir de 1988, quando começou a ser utilizado para cirurgias orais por Tomaso Vercellotti. A técnica é um dos procedimentos com maior ascensão nos consultórios odontológicos.
Essa técnica possibilita o corte de ossos e dos tecidos dentários mais resistentes, preservando a integridade dos tecidos moles. A serra Piezo-elétrica executa o corte ósseo com mínimo trauma cirúrgico e com o máximo de proteção aos tecidos moles circundantes. A Piezocirurgia traz uma série de benefícios, incluindo: precisão, segurança, reduz traumas porque há menor chance de aquecimento, de remoção de estrutura óssea e edemas; e possibilita um curto prazo de recuperação.
PIEZOCIRURGIA
Desenvolvida pelo italiano Dr. Tomaso Vercellotti em 1988 , para superar as limitações da instrumentação tradicional na cirurgia óssea oral pela modificação e melhora da tecnologia ultrassônica convencional, a piezocirurgia pode facilitar muito a vida dos cirurgiões-dentistas.Diversos são os desafios enfrentados pelos Cirurgiões-Dentistas que se dedicam às especialidades de sua área. Para que a transposição desses desafios torne-se cada vez menos árdua, várias técnicas, dispositivos e aparelhos são desenvolvidos e testados pela comunidade científica. Dentre esses aparelhos, o ultrassom cirúrgico piezoelétrico surgiu como uma possibilidade de real melhora na realização dos procedimentos cirúrgicos tanto médicos como odontológicos, oferecendo algumas vantagens sobre as técnicas cirúrgicas convencionais.
A piezocirurgia é baseada no efeito piezoelétrico, que afirma que certas cerâmicas e cristais deformam quando uma corrente elétrica passa através deles, resultando em oscilações de frequência ultrassônica. É caracterizado como um fenômeno físico específico de certos cristais como o quartzo, que

Relacionados

  • Dicionário de medicina
    122901 palavras | 492 páginas