Pier giorgio frassat

Páginas: 16 (3757 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
“Em direção ao alto”: biografia de Píer Giorgio Frassat





























INTRODUÇÃO

Os jovens de hoje em dia que buscam viver uma vida de santidade, que desejam apaixonadamente viver como nosso Senhor e Amigo Jesus Cristo o qual nos convida com a promessa segura e fiel de uma verdadeira vida e plena felicidade, não podem de forma alguma desconhecer avida e o exemplo do Beato Píer Giorgio Frassati.

Temos a imagem de que os santos foram pessoas que viveram muitos anos atrás, que eram pessoas que fugiam das boas coisas da vida, eram reclusas, solitárias e tímidas, que passavam o dia todo entre missa, adoração e a reza do terço. É claro, o próprio Píer Giorgio nos diz isso, que a vida de intensa oração é o caminho seguro “para obter de Deus agraça sem a qual as nossas forças são vãs”, no entanto podemos ver que aquelas imagens presentes em muitas das Igrejas de santos como pobrezinhos, no sentido de coitadinhos e de expressão triste não é condizente com a realidade. Os santos foram homens e mulheres que souberam e reconheceram suas fraquezas se entregando completamente aos cuidados de Deus.

G.K. Chesterton, um dos maiores escritoresdo século XX, que se vê às margens do processo de beatificação, escreveu uma vez que: “o que separa um santo dos homens ordinários é sua disposição habitual de se confundir com os homens ordinários". E continuava:

“O Santo é um medicamento, porque ele é um antídoto. Certamente é por isso que o santo é muitas vezes um mártir, ele é confundido com um veneno, porque ele é um antídoto. Elegeralmente será procurado para restaurar a sanidade do mundo, exagerando o que o mundo ignora, que nem sempre é o mesmo elemento em todas as idades. No entanto, cada geração procura o seu santo por instinto, e ele não é o que as pessoas querem, mas sim o que o povo precisa”. (...) ”Por isso, é o paradoxo da história, que cada geração é convertida pelo santo que contradiz mais.”

Píer Giorgio é umexemplo de homem extraordinário nas coisas diárias e comuns da vida. Ele foi o medicamento para os seus amigos – termo que ele usava para chamar os pobres doentes-, pois além da atenção material, ele os ajudava com o seu testemunho e lhes dava esperança. O Santo de fato é o paradoxo!

Píer Giorgio nos demonstrou que a santidade é uma meta alcançável para todos. Ele é exemplo de que podemos nossantificar fazendo coisas simples do dia a dia. Que, apesar de nossas fraquezas e misérias, podemos contar com a Providência Divina. Se você acha que a santidade está longe ou que é impossível, pense que em toda a história da Igreja ela está repleta de homens e mulheres generosos que humildemente se deixaram conduzir pela Graça. Pense que se existiram no passado - e a Igreja caminha firme hoje e até avolta de Nosso Senhor – também no meio de nós devem existir pessoas que caminham para essa meta.

Não diga nunca que ser santo é algo impossível! Nunca diga “isso não é para mim”. Um conselho para atingir essa meta é se espelhar na vida de Píer Giorgio Frassati que temos a alegria de apresentar abaixo.

SUA VIDA

Pedro Jorge Frassati nasceu em Turim, Itália, em 6 de abril de 1901. Sua mãe,Adelaide Ametis, era pintora. Seu pai, Alfredo, agnóstico, foi fundador e diretor do jornal liberal “La Stampa”. Homem influente entre os políticos italianos, desempenhou também os cargos de Senador e Embaixador da Itália na Alemanha. O Senador Frassati era agnóstico falando, mas sua mãe Adelaide, pintora de profissão, era católica, ainda que não muito comprometida.

Se a situação econômica dafamília era feliz, não o foi tanto desde o ponto de vista afetivo: os pais nem sempre estavam de acordo e educaram seus filhos rigidamente. A irmã de Píer Giorgio, Luciana dizia que “a casa senhorial que vivíamos, parecia um quartel”, com um sistema duro de regras e deveres. Sendo o pai agnóstico, a fé foi transmitida unicamente pela mãe.

SEUS ESTUDOS

Estudo inicialmente em casa, depois em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pier
  • Pier
  • Giorgio armani
  • piaget e pier
  • Giorgio Vasari
  • Giorgio e Dhennys
  • Pier-Como estudar
  • Giorgio del vecchio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!