Picóloga

16796 palavras 68 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE PSICOLOGIA APLICADA
PSICOLOGIA EDUCACIONAL

MONOGRAFIA DE LICENCIATURA

Auto-Estima e Suporte Social em Mães Adolescentes:
Um Estudo no Estado do Amapá – Brasil

Ana Margarida Lourenço Santos, Nº 10982

ORIENTADOR: António José Gonzalez
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

SEMINÁRIO DIRIGIDO POR: Eva Delgado Martins
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

2005/2006

-2-

Agradeço à professora Manuela Machado, responsável pelo Projecto
Intercultural, que proporcionou uma experiência magnífica que foram estes meses no Estado Amapá - Brasil. Agradeço pela sua coragem de levar um projecto destes para a frente e a força com que sempre se deparou com todas as contrariedades que foram surgindo, sem nunca desistir de nada nem de ninguém. Ao meu orientador António José Gonzalez, pela sua disponibilidade e acessibilidade, que demonstrou ao longo deste trabalho. Pela revisão dos textos e pelo empenho que senti da sua parte para que este trabalho chegasse até aqui.
Quero agradecer a todas as “Ineses” que estiveram presentes na minha vida por toda a força e suporte que me deram para que este trabalho chegasse ao fim. Aos meus colegas que passaram estes meses incríveis no Amapá e que partilharam de todas as minhas descobertas e desilusões ao longo deste trabalho. A todos os meus amigos, pela paciência que tiveram comigo, durante a elaboração de todo este estudo, pela ajuda que me deram, tanto a nível de pesquisa, como a nível emocional.
Agradeço aos meus pais pela compreensão e pelo apoio que sempre disponibilizaram para que conseguisse atingir os meus objectivos.
A todas estas pessoas e a “prováveis esquecidos”, um muito obrigado.

-3“AMAZÔNIA”

Misteriosa.

Olhando para trás e pensando em tudo o que conheci, é isso que ainda me fica a cutucar todos os dias quando penso naquele espaço que não é só um espaço... é um maranhão de feitiços que nos deixam a pensar que há realmente algo a desvendar em

Relacionados