Picnometro Fen Trans

1034 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Unidade Campo Limpo: Estrada do Campo Limpo, 3.677 . Jd. Campo Limpo
São Paulo (SP) . 05787-001 . (11) 5843-4400

LABORATÓRIO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE -

2015/1- Profª Lívia Barros

ROTEIRO I- DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DE UMA SUBSTÂNCIA
PELO MÉTODO DO PICNÔMETRO
1- Introdução
Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois para materiais comuns do dia a dia, a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e as dos líquidos menor ainda do que a dos sólidos, embora neste último caso haja muitas exceções. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância , mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.

2- Objetivos i- Medir as densidades absoluta e relativa do álcool, da glicerina e do óleo mineral utilizando o método do picnômetro. ii- Aplicar conceitos da teoria dos erros (erro e propagação de erros) no tratamento estatístico de medidas indiretas, comparando assim as estimativas de erros acidentais com erros inerentes do equipamento utilizados no experimento.
3- Contexto Teórico
A Densidade absoluta ou massa específica de uma substância qualquer de massa m e volume V é definida por :

1

(1) ou seja, é a razão entre a massa de um corpo pelo volume que o mesmo ocupa.
A Densidade relativa é definida pela razão entre as densidades absolutas de duas substâncias

(2) onde ρ2 é geralmente escolhida como padrão. É comum considerar a água como tal padrão, pois além da conveniência de sua abundância, sua densidade absoluta é ρágua ≅ 1,00 g/ cm3 para

Relacionados

  • Engenheiro Civil
    225730 palavras | 903 páginas