Picicopedagoagia

740 palavras 3 páginas
JOGO: TORRE DE HANÓI

Agosto/2014
JOGO: Torre de Hanói
Esse jogo foi inventado pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883, e, consiste em uma base de madeira onde estão firmadas três hastes verticais, e certo número de discos de madeira, de diâmetros diferentes, furados no centro. O objetivo é transferir a torre inteira para um dos outros pinos, movendo apenas um disco de cada vez e nunca colocando um disco maior em cima de um menor.

QUEIXA D.A.:
Aprendizagem: dificuldades nos cálculos, baixo rendimento escolar;
Atenção/Memória: desatenção, dificuldade para concentrar-se nas atividades em casa e na escola.

JUSTIFICATIVA
O presente jogo será utilizado no processo de ensino e aprendizagem do aluno com déficit de atenção, devido suas dificuldades em prestar atenção em detalhes, realizar tarefas escolares, lúdicas e domésticas, e, foi feita a escolha a partir da necessidade de estimular o aluno a ter mais atenção e concentração, a buscar estratégias na resolução de problemas, a desenvolver a persistência diante das dificuldades encontradas na realização de tarefas escolares.
O jogo e a brincadeira contribuirão no desenvolvimento da autonomia e criatividade do aluno e segundo Piaget “é na ação que se constrói o conhecimento e a aprendizagem e esta ação ocorre por meio do brincar”. Com a proposta de intervenção e mediação o aluno poderá utilizar os recursos cognitivos no sentido de interpretar e relacionar o conhecimento que lhe é indicado, sendo o mediador responsável por verificar a condição de orientação/organização de seu plano para melhor conduzir o processo de mediação. O jogo põe em marcha uma série de possibilidades, dentre as quais as mais equilibradas são conservadas (PAÍN, 1985).

OBJETIVOS:
Pode ser utilizado a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental no intuito de:
Contribuir no desenvolvimento da memória e do planejamento;
Aprimorar a coordenação motora;
Identificar cores;

Relacionados