pic4520

2727 palavras 11 páginas
OPINIÕES E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

LAXANTES E PURGATIVOS O PACIENTE E A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
JÚLIO CÉSAR MONTEIRO DOS SANTOS JÚNIOR - TSBCP
SANTOS JUNIOR JCM.Laxantes e Purgativos - O Paciente e a Constipação Intestinal. Rev bras Coloproct, 2003;23(2):130-134

RESUMO: Estão bem estabelecidos os critérios clínicos para o tratamento da constipação intestinal infantil no adulto ou no idoso. Contudo, o uso popular de laxativos e purgativos sustentado por propagandas de cunho meramente comercial veiculadas pela mídia e, às vezes, indevidamente sustentado por orientação médica, persiste como forma de
"tratamento" medicamentoso de escolha daquele "sintoma", com significante prejuízo para os pacientes. Os laxantes e purgantes não se prestam para o tratamento de doença alguma e, em casos excepcionais, sob orientação médica criteriosa, podem ser prescritos para a evacuação intestinal abrupta, em geral necessária como preparo pré-operatório, para procedimentos radiológicos e endoscópicos intestinais, entre outros motivos. Excepcionalmente, sob adequada orientação médica, os laxantes e congêneres serão aconselháveis, como adjuvante inicial, no tratamento da constipação intestinal crônica.
Unitermos: laxantes, purgantes, constipação intestinal crônica

cas para a constipação intestinal, mesmo porque a constipação pode não ser doença e, como sintoma, na maioria das vezes, deve ser orientador para busca de sua causa básica e, portanto, não tratada como doença.
A constipação intestinal de causa funcional pode, efetivamente, ser tratada com aumento da ingestão de dietas ricas em fibras ou complementada com fibras
1
vegetais, líquidos e exercícios , a que se associa uma criteriosa reeducação do hábito intestinal.
A constipação intestinal da criança, do adulto e do idoso na sua mais variada etiologia e complexidade é motivo relevante para consulta ao médico.
Na faixa etária infantil, cerca de 25% do movimento nos consultórios dos gastrenterologistas

Relacionados