PIC - Responsabilidade Social

Páginas: 11 (2529 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1. Introdução

A comunicação, desde os primórdios, sempre foi fundamental para sobrevivência do homem. A falta da mesma pode ser uma solução ou o início de uma discussão interminável como uma simples briga de trânsito ou até mesmo as guerras. Seja por movimentos, olhares, atitudes ou até mesmo química, toda ser vivo necessita comunicar- se e esta evoluiu ao longo das épocas junto com a evoluçãodo próprio homem :
O PIC (Projeto Interdisciplinar Consolidado) apresentado tem como objetivo colocar em prática o que foi visto em sala de aula, e empregar os ensinamentos no dia-a-dia. Com base no tema "Comunicação Empresarial", usar como referência uma empresa específica, analisar os meios de comunicação utilizados diariamente, detectar possíveis falhas, dar opções de melhorias e aperfeiçoara comunicação da empresa.

“A história das organizações têm demonstrado que os problemas de comunicação são os principais responsáveis pela grande parte dos erros operacionais, desacertos de gestão e conflitos pessoais. Estendendo a interpretação para a história das civilizações, podemos contatar que está na falha da comunicação, ou melhor, na falta de diálogo, a grande origem das guerrasideológicas, disputas territoriais violentas, confrontos ensandecidos, batalhas religiosas e todo tipo de estupidez e bestialidade humanas”. (MATOS, 2009, p.).

É fundamental questionar os métodos de comunicação de uma empresa, seja com seus colaboradores ou clientes e observar que quanto melhor a comunicação empresarial, o alcanço do sucesso será mais efetivo.
O objetivo da pesquisa consiste emidentificar as formas de comunicação existentes em uma empresa e aperfeiçoar esses métodos afim de melhorar o relacionamento interno e externo, a produtividade, os custos, a confiabilidade e a segurança. De acordo com Matos:

"Para micros e pequenas empresas, o simples conhecimento do processo humano de comunicação ajudará em muito a melhoria de produtividade no trabalho e dos resultados nosnegócios. Nesse caso, simples iniciativas, como a organização de um mural de informações e a consolidação de um ambiente de abertura para diálogo, valerão como verdadeiros Programas de Comunicação Empresarial.
Para as médias e grandes empresas são apresentados instrumentos nas áreas de comunicação interna e externa, que favorecem a dinâmica de comunicação com clientes, funcionários, fornecedores,acionistas, governos, sindicatos e concorrentes" (MATOS, p. 2009)

Logo o simples fato de melhorias na comunicação empresarial vai ajudar a obter sucesso nos resultados da empresa.
A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva para analisar o ramo da empresa. Segundo Gressler (2004, p.54) "... é usada para descrever fenômenos existentes, situações presentes e eventos, identificar problemas ejustificar condições, comparar e avaliar o que os outros estão desenvolvendo em situações e problemas similares..."

Inicialmente foi desenvolvida uma Pesquisa de Campo na empresa, que segundo Parker (2000) "... são estruturadas para permitir ao entrevistador solicitar informações diretamente do entrevistado. Fizemos uma visita técnica na empresa e recolhemos dados para análise. Não foi necessário ouso de carta de visita.
Foi utilizada a seguinte técnica para a coleta de dados na pesquisa de campo: a entrevista semi-estruturada que de acordo com Gressler (2004) para descobrir a origem da empresa, a capacitação profissional do dono da empresa, deve-se deixar o entrevistado livre para contar sua história de superação profissional e início de carreira empreendedora. (ver anexo 1).
Para afundamentação teórica dos temas utilizados na pesquisa bibliográfica que para Macedo (1994, p.13):
“pesquisa bibliográfica a qual "... é a busca de informações bibliográficas, seleção de documentos que se relacionam com o problema de pesquisa (livros, verbetes de enciclopédias, artigos de revistas, teses, etc.) e o respectivo fichamento das referências para que sejam posteriormente utilizadas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Responsabilidade da Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade Social
  • Responsabilidade Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!