PIC - mirocontrolador

359 palavras 2 páginas
RESUMINDO
O processador do PIC é bastante simples em termos de instruções, e cabe ao software agregar complexidade usando estas instruções existentes.
O núcleo do microcontrolador pode mover dados entre os registradores (F) e o registrador principal (W), entre a ROM e o registrador principal.
Pode também acionar e desativar bits em quaisquer uma das posições de memória.
Devido a sua simplicidade, somente uma operação pode ser executada por vez (ciclo de máquina). Em condições normais de operação, cada ciclo de máquina equivale a 4 ciclos de clock.
É possível também, através de registradores especiais, se configurar, disparar, parar e controlar os recursos periféricos do PIC, como PWM, Conversor
AD, contadores, timers, comunicação serial, etc...
Para conhecer mais sobre os procedimentos de configuração e uso dos recursos do microcontrolador em questão, utilize o DATASHEET do mesmo, ou ainda algum livro sugerido na bibliografia básica da disciplina.
PARTES MAIS IMPORTANTES DO MICROCONTROLADOR PIC família 16
1) ACUMULADOR
Também conhecido por WORK REGISTER. É uma área de 8 bits onde as informações são afetadas por um conjunto de instruções. É onde o processamento ocorre na maioria dos casos.
2) REGISTRADORES (FILE REGISTERS)
São áreas de memória RAM que estão ligadas ao funcionamento dos recursos e periféricos do microcontrolador
No PIC16F877 a memória ROM é dividida em 4 bancos de memória com 128 posições cada, conforme tabela ao lado (extraída do datasheet do microcontrolador em questão). As áreas de memória marcadas como
GENERAL PURPOSE REGISTER são áreas de uso geral (memória RAM livre). Cada uma das demais posições possuem uma função específica. Por exemplo, se gravarmos informações na posição de memória 07h, na tabela identificada como PORTC, estaremos acionando ou desligando bits ligados aos pinos do PORTC. Os registradores PORTA, PORTB, PORTC,
PORTD, PORTE (presentes no bank0) são usados para acionar ou ler

Relacionados