PIBID: FINCANDO RAIZES NA DOCÊNCIA ESCOLAR - PIBID

Páginas: 14 (3257 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
PIBID: FINCANDO RAIZES NA DOCÊNCIA ESCOLAR
Adriana Campos Martins1
Francisco de Jesus Vieira2
Joelia do Carmo Pereira de Oliveira3
David Lemos4


RESUMO: no presente artigo discutiremos sobre os projetos que foram realizados durante o projeto do PIBID. A discursão contempla alguns apontamentos e reflexões das dificuldades e conquistas que resultaram da nossa experiência no decorrer dasações e aspectos da realidade da Escola Estadual Cícero Vieira Neto no Município de Pacaraima. Com o intuito de motivá-los a ler, elaboramos um Subprojeto que prendesse a atenção dos adolescentes, dessa forma o trabalho é apresentado sobre as diferenças metodologias para o trabalho com os diferentes gêneros e de intervenção tem também a finalidade ajudar e orientar o docente na sua formação.PALAVRA CHAVE: PIBID; Formação dos Professores; Oficinas; Experiência.

INTRODUÇÃO:

Graças ao convênio que o PIBID5 realizou com a Universidade Estadual de Roraima, houve assim, um incentivo no acadêmico que esta fazendo licenciatura, pela profissão da docência, pois em conjunto com o coordenador do subprojeto do PIBID em Pacaraima temos realizado um planejamento que apresenta ações commetodologias inovadoras que objetivam facilitar o aprendizado dos alunos do ensino fundamental. Ao vermos as estratégias que vão intermediando o conhecimento, tanto para os bolsistas do PIBID quanto para os alunos da escola Cicero Vieira Neto, renova-se em nós o desejo de prosseguirmos em busca de novos métodos que auxiliem a carreira docente.
Observamos que os discentes enfrentam desanimo no cotidianoescolar, pois ainda há professores que trabalham no mecanismo quadro e caderno, fato bastante comum ainda nas escolas dos estados menos desenvolvidos economicamente. Deixando os alunos desestimulados em relação à aprendizagem, criando assim, uma barreira entre o professor e o aluno.
Com as dinâmicas que realizamos, percebemos nos alunos participantes das ações, uma mudança de comportamento e umanova visão sobre o ensino da Língua Portuguesa.
No primeiro momento será apresentado o subprojeto no município de Pacaraima, quando começou e porque começou aqui o subprojeto e o curso e os acadêmicos de licenciatura que estão inseridos no projeto. Em seguida faremos uma exposição das dificuldades enfrentadas ao desenvolver as oficinas e os conflitos que foram surgindo durante todo o subprojeto.O que o PIBID proporciona com esses projetos de iniciação a docência para os futuros professores, que estão entrando nessa área árdua, mas significativa, ao realizar as oficinas o que proporcionam aos acadêmicos uma interação real com os alunos conhecendo a realidade da sala de aula. Com isso vai se despertando o interesse pelo ensino; assim ponderaremos as oficinas que foram realizadas na escolaCicero Vieira Neto.

PIBID: subprojeto em Pacaraima – RR
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Propõe despertar o interesse para o ensino, incentivando e oportunizando experiências educativas, criando o interesse em permanecer em sala de aula e assim, contribuir para ajustar as ofertas às demandas da rede pública e minimizar a carência de professores de todas asáreas.
Na cidade de Pacaraima, o PIBID iniciou no ano de 2011 começando suas atividades na Escola Cícero Viera Neto, envolvendo todos os componentes curriculares, melhorando o desempenho dos alunos e aproximando Universidade e Escola.
O objetivo do subprojeto do PIBID aqui em Pacaraima com os acadêmicos do curso de letras é auxiliar os professores de Língua Portuguesa, por meio de metodologiasdiversificadas e aulas dinâmicas, a sanarem dificuldades que muitos alunos encontram em absorver o conteúdo que é passado.
Neste sentido, subprojeto veio para dar um suporte para o acadêmico que está em formação e conduzir os alunos a aprendizagem, melhorando o rendimento escolar dos discentes e contribuir para o trabalho de formação continuada dos professores envolvidos. Observando que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PIBID
  • PIBID
  • PIBID
  • PIBID
  • Pibid
  • PIBID
  • Pibid
  • PIBID

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!