Pibid Cartogarfia

816 palavras 4 páginas
OFICINA DE CARTOGRAFIA
Leitura e Observação de Mapas

JUSTIFICATIVA:

O presente projeto tem por finalidade analisar e discutir o uso da Cartografia no Ensino de História, considerando a necessidade de desenvolver habilidades de leitura de mapas e suas relações com os diversos temas das aulas de História, bem como, as relações entre o tempo e o espaço no estudo da História.
De acordo com Bueno e Souza (2012, p. 17) a “utilização e implementação dos recursos cartográficos vêm sendo amplamente debatidas, tanto nos cursos de Geografia, como nas áreas afins que envolvem o espaço escolar”, e acrescenta que precisamos “reconhecer que o mapa possui fundamental importância sobre um ensino dinâmico e inovador” para “compreender que o seu uso necessita de propostas alternativas para redimensionar o ensino (...)”. Parte-se do princípio de que o mapa deve ser dialogado com os conteúdos, pois ele não está presente no livro didático apenas para ser imagem ilustrativa, mas para problematizar e auxiliar na ampliação das compreensões dos assuntos que faz referências.
Ainda conforme Bueno e Souza (2012, p. 17), as práticas interdisciplinares precisam se efetivar para que aquelas áreas em que o professor não possui formação ou habilidades específicas, ele possa contar com o apoio e auxílio de outros campos como, por exemplo, os recursos da cartografia que são desenvolvidos pela Geografia, nesse caso existem uma necessidade urgente e constante de se criar cursos e oficinas que apresentem propostas de unir o mapa ao estudo da História. Para Bueno e Souza (2012, p. 19), “são comuns os comentários acerca das dificuldades que os professores de História do Ensino Fundamental têm sobre o uso de mapas em suas aulas”, isso ocorre porque os cursos de formação de professores em História não oferecem formação nesta área em específico.
Ao conceituar o mapa Campos (2009, p. 102) afirma que ele é “uma representação gráfica do espaço, da superfície da terra”. A autora analisa essa situação

Relacionados