PIB - Produto Interno Bruto

Páginas: 9 (2189 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
Conceito

PIB
Considerado um dos principais indicadores da realidade econômica de um país. O PIB nada mais é do que a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.
Representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc), independente dodestino dessa renda. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecemcontados duas vezes na soma do PIB.
O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do exterior.
O primeiro cálculo de produção nacional foi publicado em 1953, com base no estudo feito pelo economista Richard Stone, que posteriormente foi eleito ao Prêmio Nobel, 1984.
No Brasil o PIB desde 1990 é medido pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) antes era calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). 
Cada país tem seu próprio órgão e metodologia de medição, como o Brasil já alcançou uma confiança do investidor estrangeiro, pois possui um nível de reservas internacionais acima de US$ 100 bilhões, aproximando-se da taxa média dos países emergentes, quitou sua dívida junto ao FMI, ele segue padrões de cálculos estabelecidos pela ONU.PIB NOMINAL x PIB REAL
PIB Nominal
PIB Nominal é o valor dos bens e serviços medidos a preços correntes. Seu valor é apurado a partir da variação da produção real de setores multiplicados pelo índice de preços apurados para esse setor.

PIB Real
PIB Real é o valor dos bens e serviços medidos a preços constantes. É uma medida mais perfeita do bem-estar econômico, pois leva em conta a produçãototal de bens e serviços sem a influência da variação nos preços.

Diferença entre PIB e PNB

Não podemos confundir PIB com PNB (Produto Nacional Bruto), já que o PNB considera todos os valores que um país, por exemplo, recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, os valores que saem.
É justamente essa a diferença: o PNB considera as rendasenviadas e recebidas do exterior, enquanto o PIB, não.
Desta forma, em países em desenvolvimento, como o Brasil, o PNB normalmente é menor que o PIB, uma vez que as transnacionais enviam grande parte de seus lucros para seus países de origem.
Da mesma forma, em países com muitas empresas de atuação global, como nos Estados Unidos, o PNB tende a ser maior, já que há uma grande absorção dos lucrosgerados por suas empresas no exterior. 

Principais Setores responsáveis pela produção do país

1. Indústria - Extrativa Mineral, Transformação, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Construção Civil;
2. Agropecuária - Agricultura, Extrativa Vegetal e Pecuária;
3. Serviços - Comércio, Transporte, Comunicação, Serviços da Administração Pública e outros serviços.

Produção Econômica

Éconstituída por um bem econômico e todas as operações que lhe agreguem valor como:
1. Armazenamento
2. Propaganda
3. Impostos
4. Transporte
5. Produção
Histórico mais recente do PIB no Brasil


2007

O crescimento do PIB de 5,4% em 2007 é a melhor prova de que o Brasil está colhendo os dividendos da estabilidade. O resultado deixa claro que o caminho para o crescimento é a estabilidadeeconômica e de preços. É essa estabilidade que cria condições para o aumento do investimento, ampliando a capacidade de crescimento da economia e gerando aumento do emprego e da renda. O número confirma o caráter sustentado do atual ciclo de crescimento econômico, com proeminência do investimento produtivo e forte disseminação pelos diversos setores de atividade e regiões do país. O resultado do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PIB( Produto Interno Bruto)
  • Pib
  • Produto interno bruto PIB
  • Pib- produto interno bruto
  • Pib produto interno bruto
  • Pib- produto interno bruto
  • pib produto interno bruto
  • Pib

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!