Pib per capita, idh, concentração de renda, condiçoes trabalho, educação, habitosde consumo da população russa

455 palavras 2 páginas
Transporte Ativo de Sódio e Potássio

A concentração de sódio fora da célula é muito alta, em relação à sua concentração no interior, enquanto o inverso ocorre para o potássio. Quantidades diminutas de sódio e de potássio podem difundir-se através dos poros celulares. Se essa difusão ocorresse por período de tempo suficientemente Iônio, as concentrações desses dois íons, no interior e no exterior celulares, tenderiam a se equalizar, a não ser que existisse um mecanismo para retirar o sódio de dentro da célula e para levar o potássio de volta para o citoplasma.
Felizmente, está presente, em todas as membranas celulares do corpo humano, um mecanismo para o transporte ativo de sódio e de potássio. É chamado de bomba de sódio-potássio. O carreador para esse mecanismo transporta o sódio do interior para o exterior, e o potássio em sentido inverso. Esse carreador também tem a capacidade de hidrolisar as moléculas do ATP e de utilizar a energia que é liberada nessa reação para promover o transporte de sódio e de potássio. Dessa forma, o carreador também atua como se fora uma enzima e, por isso, é chamado de sódio-potássio ATPase.Essa ATPase é formada por duas moléculas de proteínas, uma delas sendo uma globulina com peso molecular de 95.000 e a outra uma glicoproteina com peso molecular de 55.000. A molécula maior reage com o sódio e com o potássio e também com o ATP, mas a molécula menor é também necessária para a promoção de alguma função facilitadora, ainda não muito conhecida.
Deve ser notado que a energia liberada pelo ATP na face interna da membrana celular faz com que os íons potássio sejam liberados da molécula carreadora da sódio-potassio ATPase e, ao mesmo tempo, que fixem os íons sódio. Então, na face externa da membrana, os íons sódio são liberados enquanto os de potássio são fixados.
Uma característica importante da bomba de sódio-potássio é o fato de ser fortemente ativada por aumento da concentração do íon sódio no interior da célula, sua atividade

Relacionados