Piasagens do brasil

594 palavras 3 páginas
Principais paisagens naturais do Brasil.
Por paisagem natural podemos entender o conjunto de elementos naturais interligados e exercendo influências entre eles, formando uma configuração que apresenta uma certa semelhança aos nossos olhos. De modo geral, os vegetais são os elementos que mais se destacam na paisagem, de foma que podemos utilizar o termo vegetações naturais do Brasil.
Existem algumas diferenças entre os termos paisagem natural, bioma, domínio morfoclimático e ecossistema. Clique aqui para sabê-las.

As principais paisagens naturais do Brasil.

Biomas Litorâneos: compostos principalmente por mangues que ocorrem em boa parte do litoral brasileiro, são importantes zonas de reprodução de vida animal marinha.

Caatinga: ocorre no sertão nordestino, caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos e cactos. Boa parte dessa vegetação é xerófita, adaptada ao clima semi-árido.

Campos: sua área de maior ocorrência é o Rio Grande do Sul, mas também está presente em algumas áreas da região norte (Amazonas, Pará e Roraima). Caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

Cerrado: Presente em boa parte do Brasil central é encontrado principalmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas, podendo ocorrer em determinados lugares bosques com vegetação arbórea, os chamados cerradões. É o segundo bioma mais extenso do Brasil.

Floresta Amazônica: É a maior floresta tropical-equatorial do mundo e possui a rica biodiversidade. Ocorre na região norte e centro-oeste (Amazonas, Para, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Maranhão e Tocantins). Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras e entrelaçadas com cipós.

Mata dos Pinhais: também conhecida como Mata de Araucárias, em

Relacionados