PIANO TDE ANDREA

711 palavras 3 páginas
PIANO

ORIGENS E DESENVOLVIMENTO

O Piano é um instrumento que deriva do cravo, o som do cravo é produzido por meio de pinças, que puxam as cordas e as fazem vibrar, exatamente como os dedos fazem soar a corda do violão. No passado, essas pinças eram montadas em pequenos dispositivos denominados saltadores, eram feitos da parte dura das penas das aves, principalmente ganso ou corvo, para cada tecla do cravo existem três ou quatro cordas, e para cada corda existe uma pinça, isso possibilita muitas vezes e execução de sons diferentes numa mesma nota, dependendo da posição da pinça e onde ela tange a nota tendo em vista que todas são de tamanho e forma diferentes. O cravo, porém pelo fato de pinçar a corda, não se obtinha com ele controle de intensidade, forte ou fraco, e devido à necessidade do período Romântico (fim do séc. XVIII e inicio do séc. XIX) de trabalhar com expressões, e variações de intensidade o cravo perde força. O primeiro piano foi construído em Florença pelo construtor italiano de cravos, Bartolomeo Cristofori, fabricou o primeiro Pianoforte (piano= doce, leve e forte= alto, sonoro).A diferença principal do piano em relação ao cravo – que era, então, o mais difundido instrumento de teclado – é que o piano tinha controle de dinâmica, ou seja, o executante poderia imprimir intensidade ao toque, variando do "piano", palavra italiana que significa "suave"; ao "forte", ou seja, o oposto.
Daí o nome do instrumento, "gravicembalo col piano e forte", que passou, posteriormente, a ser apenas conhecido como "piano".
Durante o século 18, porém, quando o piano ainda estava sendo aperfeiçoado, duas nomenclaturas foram usadas para designá-lo: "pianoforte" e "fortepiano"; e até hoje é comum elas aparecerem quando a referência é a pianos antigos ou suas réplicas. A popularidade do instrumento firmou-se depois do primeiro concerto público dado por Johann Christian Bach, em Londres no ano de 1768, pois foi a pedido do mesmo que Gottofried

Relacionados