Piagetguylefrançois

4524 palavras 19 páginas
TEORIAS DA APRENDIZAGEM – PIAGET

Teórico Cognitivista – sua preocupação recorrente é com a representação mental.

Teórico do desenvolvimento – volta-se para os processos pelos quais as crianças alcançam compreensão progressivamente mais avançada do seu ambiente e de si próprias.

Em suma: a teoria de Piaget é um relato do desenvolvimento cognitivo humano.

Além do estudo da inteligência (ou talvez detalhando-o), Piaget investigou assuntos como linguagem, moralidade, causalidade, tempo, realidade, brincadeira, sonhos, imitação.

Criança-prodígio, que escrevia artigos em revistas científicas já aos dez anos de idade (observações sobre um pardal parcialmente albino).

Após o doutorado em Biologia (aos 22), passou um ano de viajando pela Europa, sem saber ao certo o que faria. Trabalhou, então:

* Numa clínica de Psicanálise (com Eugen Bleuler);

* Num laboratório de Psicologia;

* No laboratório de Alfred Binet, sob a orientação de Théodore Simon.

Função na Psicometria: aplicar um teste de inteligência a crianças pequenas, para padronizar os itens – interessou-se pelos erros sistemáticos, decidindo investigar sua ocorrência, significado e prevalência.

Da Psicanálise, herdou o método que aplicaria junto às crianças para compreender os erros por elas cometidos de forma sistemática – erros que não são casuais nem aleatórios, uma vez que são cometidos por todas (ou quase) as crianças até certa faixa etária e por nenhuma (ou quase) delas a partir de deteminada idade.

Método clínico – técnica de entrevista semi-estruturada, na qual as respostas dos sujeitos às perguntas determinam qual será a pergunta seguinte. É um método bastante flexível e bem diferente da abordagem mais convencional, na qual as perguntas predeterminadas são feitas numa ordem também predeterminada. Requer que o pesquisador ouça enquanto a criança fala e também que o entrevistador se deixe, de certa forma “conduzir” pelas explicações e perguntas formuladas pela

Relacionados