piaget

Páginas: 10 (2265 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013


 
Introdução

Este trabalho pretende descrever o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com base na teoria construtivista estudada e defendida por Jean Piaget.
O presente trabalho abordará a lógica na educação infantil, fator fundamental ao desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociaiscom os seus semelhantes.
A Psicologia do Desenvolvimento juntamente com a Teoria de Jean Piaget, representam uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo. Pretendendo explicar de que maneiras importantes as crianças mudam no decorrer do tempo e como essas mudanças podem serdescritas e compreendidas.



1- Relacione aprendizagem ao desenvolvimento mental. Considere o erro construtivo e o conflito cognitivo nessa relação (Exemplifique)

Piaget define dois tipos de aprendizagens em relação ao desenvolvimento mental. Uma no sentido restrito e outra no seu sentido mais amplo.
O sentido restrito se refere a uma aquisição relacionada as experiências adquiridas domeio ambiente, à aquisição de informações mais específicas, onde o sujeito não apenas observa ou guarda as informações do meio, mas as transforma conforme suas próprias concepções, agindo sobre esse objeto. Como exemplo uma criança de 3 ou 4 anos por vezes pode reconhecer números em sequência, conta-los, mas se essa sequência for mudada, essa criança pode não reconhecer o mesmo números, ou seconfundir. Como também, mesmo a sequência sendo mudada a criança ainda pode identificar conforme a classificação que é mais fácil pra ela, procurando agir sobre o objeto conforme as suas próprias experiências em relação aos mesmos, isso vai depender principalmente da estrutura cognitiva do sujeito.
Dessa forma, as interpretações feitas não são reproduzidas do meio, mas parte do própriosujeito, embora o conhecimento básico que seria a sequência numerica seja uma aquisição exógena, ou seja, externa. Essa tentativa de interpretação é chamada por Piaget como um erro construtivo, onde ocorrem tentativas e falhas que auxiliam na aprendizagem, conforme a fase de desenvolvimento mental.
Já uma aquisição no sentido mais amplo e específico refere-se a tentativa de reproduzir asinformações do modelo social, uma aprendizagem mais específica, onde há um conflito cognitivo, em que a criança assimila mas para que ocorra uma evolução, um desenvolvimento mental no seu sentido amplo é necessário que haja uma reorganização estrutural do organismo uma necessidade de acomodação do conhecimento. A criança ao buscar, conhecer determinado objeto iriá lançar hipóteses sobre o mesmo,surgindo o conflito que desencadeará a necessidade de compreensão do conflito, modificando os esquemas de assimilação, acomodação e equilibração afim de uma aprendizagem significativa e concreta. Como exemplo uma criança que sempre foi filho único ao nascer um bebê não o aceita como um novo integrante da família, mas geralmente como um intruso, onde haverá todo um trabalho da família pra fazer quenaturalmente a criança aceite o novo irmão. Nascerá ai um conflito onde haverá necessidade de assimilação, acomodação e equilibração da ideia.
Assim podemos compreender que as aprendizagens são dependentes entre si, são dialéticas, na qual levam o sujeito a evoluir os seus conhecimentos sempre.

2- RELACIONE INTELIGÊNCIA E ADAPTAÇÃO. EXPLIQUE ORGANIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO E EXEMPLIFIQUE ASSIMILAÇÃO EACOMODAÇÃO.

PARA PIAGET A INTELIGÊNCIA FUNCIONA COMO UMA FORMA DE ADAPTAÇÃO, COMO UM PROCESSO EM QUE O INDIVIDUO DEVERÁ SE ADAPTAR AS DIVERSAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS DO COTIDIANO. DESDE O SEU NASCIMENTO O INDIVIDUO DEVERÁ SER CAPAZ DE ELABORAR DIVERSOS TIPOS DE CONHECIMENTO A RESPEITO DE SEU MUNDO, SE ADAPTANDO A ESTES. ASSIM, A FORMA COMO O INDIVÍDUO SE ADAPTA PARTIRÁ DA SUA ORGANIZAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Piaget
  • Piaget
  • Piaget
  • piaget
  • Piaget
  • PIAGET
  • Piaget
  • Piaget

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!