PIAGET X VIGOTISK

3946 palavras 16 páginas
FUNDAÇÃO ANTARES DE ENSINO SUPERIOR, PÓS-GRADUAÇÃO. PESQUISA E EXTENSÃO – FAESPE NÚCLEO DE JARAGUÁ PREFOP

Disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Professora: Mariângela Ricardo
Acadêmica(s):Kamila Augusta Reis

VIGOTISK
Lev Semionovitch Vygotsky é um autor que nasceu na Bielo-Rússia, que depois (em 1917) ficou incorporada à União Soviética, e mais recentemente voltou a ser Bielo-Rússia. Coincidentemente, Vygotsky nasceu no mesmo ano que Piaget, em 1896, mas viveu muitíssimo menos que este último, pois morreu de tuberculose em 1934, antes de completar 38 anos.
Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
Vygotsky foi o primeiro estudioso a ressaltar a importância do ambiente durante desenvolvimento da criança e durante a formação da mente humana. Considerava que as origens da vida consciente e do pensamento abstrato encontravam-se na interação do organismo com as condições da vida social e com as formas histórico-sociais de vida humana. Destarte, Vygotsky propunha que se deve buscar analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior do sujeito, partindo da interação do sujeito com a realidade. Sua metodologia sempre ligava teoria à prática e foi de suma importância para a Psicologia Cognitiva, haja vista que complementou a teoria das etapas do desenvolvimento intelectual, que até esse momento histórico tinham sido entendidas somente por Piaget.
O psicólogo bielorrusso enfatizou a importância da participação do aluno no processo de aprendizagem, já que a participação mostra a importância da inserção social do indivíduo em suas várias fases de crescimento. Para que ocorra a efetiva maturação da mente,

Relacionados

  • PIAGET X VIGOTISK
    631 palavras | 3 páginas
  • Secretariado escolar
    2080 palavras | 9 páginas