pi9ioio

660 palavras 3 páginas
O atendimento educacional especializado para os alunos com surdez: uma proposta inclusiva.
O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngüe (Sinais e Língua Portuguesa), na execução do Atendimento Educacional Especializado destacam-se três momentos didático-pedagógicos:
Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum. Sendo explicados nesta língua por um professor preferencialmente surdo é ilustrado todos os conhecimentos de diferentes conteúdos curriculares. Esse trabalho é realizado todos os dias em horário contrário ao das aulas na sala de aula comum., e destina-se aos alunos com surdez. No espaço de ensino ( sala comum) deve-se ter muitas imagens visuais para colaborar no processo de ensino aprendizagem, quando o conceito é muito abstrato o professor recorre a outros recursos, como o teatro, de forma que eles se interessam fazem perguntas, analisam, criticam, fazem analogias, associações diversas entre o que sabem e os novos conhecimentos em estudo.
A sala de Atendimento Educacional Especializado deve contemplar materiais e recursos necessários como: mural de avisos e notícias, biblioteca da sala, painéis de gravuras e fotos sobre temas de aula, roteiro de planejamento, fichas de atividades e outros.

Momento do atendimento especializado em libras na escola comum os alunos com surdez tem aulas de Libras em horário ao contrario das aulas, favorecendo o conhecimento principalmente de termos científicos. Devendo ser realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), procurando os sinais em Libras de forma investigativa em livros e dicionários especializados, internet ou mesmo entrevistando pessoas adultas com surdez. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais.

Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, trabalhando as

Relacionados