PI 01 EliezerSantosJunior 2015

513 palavras 3 páginas
Centro Universitário Senac São Paulo Educação Superior a Distância

Aluno: Eliezer Jorge dos Santos Junior
2015.1

Governança e Estratégia de TI aos Negócios
Os Cinco Focos da Governança de TI

Segundo o COBIT, existem 34 processos que atendem de forma primaria ou secundária uma ou mais áreas de foco da Governança de TI.
São cinco as áreas de foco: Alinhamento estratégico; Entregar valor; Gestão de risco; Gestão de recursos e Mensuração de desempenho.

1.1 Alinhamento Estratégico

O ITGI/ISACA destaca no COBIT que Alinhamento Estratégico é focar a garantia de ligação entre os planos de TI e de Negocio, a fim de andarem de forma paralela e relacionada. Sendo assim, os processos que forcam nessa área buscam garantir que toda ação ou iniciativa dentro da TI esteja para um processo correspondente no negócio. Generalizando, a TI deve se preocupar com cada iniciativa do negócio a fim de lhe ofertar informação e condição de ser executada.
Pode-se citar como exemplo de alinhamento estratégico a aquisição de licenças de software para atender as necessidades de funcionários de determinada área na empresa no sentido de alimentação de dados.

1.2 Entrega de valor

Conforme descrito pelo COBIT, é a execução de valor de TI pelo ciclo de entrega, a fim de garantir que os benefícios prometidos sejam entregues de acordo com a estratégia do negócio, com o intuito de obter vantagem competitiva, menor tempo de espera por parte do cliente, satisfação da clientela, produtividade dos funcionários e lucro.
Exemplo: Utilização de Softwares para gerenciamento de produção e entrega de produtos.

1.3 Gestão de riscos

O COBIT sugere que os funcionários mais experientes da corporação, tratem esta área de foco com apetite pelo entendimento de risco e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a empresa e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia. É importante ter o mapeamento dos riscos e possuir planos para mitigação

Relacionados