Phillip Hallsman - Síntese de trabalho e biografia

568 palavras 3 páginas
Philippe Hallsman
Rui Pereira 27077

Philippe Hallsman

(1906-1979) formado em engenharia

eléctrica, foi um fotógrafo retratista americano, nascido na Áustria, pais do qual foi expulso após quatro anos de prisão por homicídio do próprio pai. Halsman tinha uma relação problemática com o pai, diziam até que este o temia. Em 1928 viajaram sozinhos para Alpes Austríacos para caminhadas, nesta viagem Max Morduch faleceu por graves ferimentos cranianos cuja causa nunca foi clara.

Após cumprir a sua pena Halsman emigrou para a França onde a sua fama subiu de forma imprevisível. Trabalhou com várias revistas de moda como a Vogue e tornou-se um dos maiores retratistas em toda a França. Com o apoio de Albert Einstein(que fotografou posteriormente em 1947), conseguiu passaporte para se mudar para a América.

Foi retratado e entrevistado em todas as maiores revistas americanas, Halsman tirava maravilhosos retratos de vários artistas, intelectuais, políticos, celebridades, a maioria dos quais aparecia na capa da revista Life, acontecimento que se repetiu mais de cem vezes, um feito que nenhum outro fotógrafo foi capaz de fazer. Vários retratos tornaram-se até ícones das pessoas retratadas.

Retrato de Henri Matisse

Andy Warhol (1968)

O estilo fotográfico de
Hallsman era apreciado pela sua, nada usual e estranha imaginação e era alimentado pelo seu esquisito conhecimento tecnológico. Ele tinha um eterno fascínio com a face humana, motivo de sua incomparável série de fotografias de retrato.

Alfred Hitchcock (1962)

Albert Einstein

Winston Churchill (1951)

Robert F. Kennedy (1960)

No inicio do anos quarenta conheceu o famoso surrealista Salvador Dalí com o qual colaborou durante até á data da morte em 1979. O t a alho de 1
Dalí
Atomicus explo a a ideia de suspe s o, esta do os v ios ele e tos da fotog afia pendurados ou atirados, três gatos, um balde de água, no que se tornou uma das mais influentes fotografias

Relacionados