Philips CD Introduction Resovidos

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 26 de junho de 2015
Philips CD Introduction – Estudo de Caso
Questões
1) Quais são os fatores que influenciaram a Philips a se aliar com a Sony?

A Sony já havia inovado com o uso do formato Betamax em meados da década de 70. O mercado de maneira geral apresentava bastante competição entre as empresas (Sony, RCA, Philips, JVC, ...) e ausência de padronização de formatos (Betamax versus VHS), o que tornava umasituação custosa a todas as empresas.
Somado a esse contexto, a Sony já estava desenvolvendo uma tecnologia baseada a laser similar à da Philips, com a qualidade de ter um excelente sistema de correção de erros.

2) Para introduzir o CD no mercado, a Philips deveria se aliar como joint venture com outra firma de eletrônicos?

Cremos que não, por conta da complementariedade tecnológica citada na questão1, além da parceria Sony-CBS no Japão poder render frutos com a CBS dos EUA, que era uma das dominantes do mercado das Gravadoras na época e poderiam influenciar na decisão de apoio ao formato da Philips como padrão do mercado.

3) Quais são os custos e benefícios da padronização do produto? Há oportunidades de negócios para bens complementares (CD players e discos)? Há barreiras à entrada?

Apadronização traz os benefícios de evitar a rejeição causada por indefinições e incompatibilidade de formatos, além facilitar a previsão de rentabilidade dos projetos de hardware e software que viriam a seguir, permitindo se aproveitar de ganhos dos que alcançarem uma boa base instalada.
Havia oportunidades para CD-ROMs, por exemplo, que usavam a mesma tecnologia, porém em vez de áudio, seriam usadospara dados. Outra vantagem é que parte do processo produtivo dos CDs Players (Injection molding) era similar ao processo do videotape, cassettes.
Por fim, haviam algumas barreiras de investimento de capital (aprox. USD 25 mi, além de levar aproximadamente 1,5 ano para construção da fábrica) além de rejeição por tornarem LPs e Cassettes obsoletos.

4) Foi um erro para a Philips entrar para umajoint venture com a Sony para estabelecer um padrão industrial em CDs? Quais são os prós e contras da padronização?

Pelas questões 1 e 2, vimos que não, pois havia complementariedade tecnológica e comercial (em termos regional) em jogo que poderiam favorecer à Philips.
Com relação à padronização, há benefícios de aumento da aceitação, sejam parcerias ou consumo (se não há definições, há problemasde aceitação de consumidores e parceiros), aumento do benefício marginal da base instalada e tamanho da rede de produtos complementares. O fator contra é que diminuem às incertezas quanto à previsibilidade do investimento de capital e o aumento da concorrência tende a ser natural, até que haja equilíbrio no mercado.

5) Há algum componente da produção que poderia ser verticalizado? Há algum quepoderia ser produzido em outsourcing?

Como é uma empresa que seu principal produto deriva da tecnologia, o capital intelectual na área de tecnologia e inovação, deve ser da Philips. Portanto, processos como marketing, logística, financeira, jurídica e administrativa podem ser utilizados o “outsourcing”. Porém o setor que produz e desenvolve novas tecnologias tem de ser da empresa, ou seja, todo oprocesso nesse setor pode ser verticalizado.

6) Havia economias de escala ou de escopo no processo produtivo da Sony?

Há economia de escala pois o aumento na produção de discos, diminui seu custo. No artigo em questão mostra que empresas novas começam com o custo de $3,00, cai para $2.34 quando alcança a produção de 5 milhões de unidades, $1,77 aos 10 milhões e quando consegue uma produção entre50-60 milhões de unidades o custo chega a $0.69. Existe na Sony economia de escopo, pois ela compra em 1988 a CBS Record (isso depois da parceria que é citada na outra questão desta lista), mais tarde isso faz com que a empresa tenha tanto a tecnologia para desenvolver seus produtos como os setores para gravação e venda de seus discos.

7) Quais eram as condições de demanda na época?

A demanda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Philips
  • Introduction
  • Philips
  • Philips
  • Philips
  • Micro System Philips MCM1150X Preto com CD MP3 Player r dio FM Entrada AUX USB Americanas
  • CD
  • A Philips

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!