Ph e equação de handerson-hasserlbalch

769 palavras 4 páginas
1. Apresentação da disciplina, do plano de ensino, dos critérios de avaliação e bibliografia indicada.

Água: pH

Ácido: doador de prótons (íons de hidrogênio). H+
Base: aceptor de prótons. OH-
O conceito de pH
Quando [H+]=[OH-], a concentração de cada uma destas espécies é 1,0×10-7M, a 25ºC. Nestas condições diz-se que a solução se encontra a pH neutro (ex. Água)
O pH é definido como o inverso do logaritmo da concentração de H+:

Por esta definição, o pH neutro define-se como sendo numericamente igual a 7 (sem unidade). Quando [H+]<[OH-], a solução terá um pH superior a 7 e diz-se que é básica ou alcalina. Quando [H+]>[OH-], a solução tem um pH inferior a 7, dizendo-se que é uma solução ácida.

Equação de Handerson-Hasserlbalch

Muitas reações não ocorrem se o pH não estiver no valor ideal, portanto utilizamos a Equação de Handerson-Hasserlbalch na prática bioquímica, especialmente quando é necessário controlar o pH para condições ideais de reação. É muito útil para prever as propriedades de soluções-tampão.
A equação de Henderson-Hasselbalch relaciona o valor de qualquer ácido fraco ao pH da solução que contém tal ácido e sua base conjugada.
O pH será ideal quando +log [A¯] for igual a 0. Logo, pH e pKa serão iguais. [HA]

pH= pKa + log [A-] [HA]

pKa= -log10 Ka *pKa indica a força do ácido.

*Concentração molar da água pura: 55,5M. *Ka x 55,5 = [H+] [OH-] = Kw (constante do produto iônico da água- pH + pOH = pKw (14)).

Tampões (conceito e tampões biológicos)

Conceito:
Uma solução tampão consiste em uma mistura de ácido fraco e sua base conjugada.
As soluções-tampão tendem a resistir a mudanças no pH que ocorrem na adição de quantias iguais de ácido forte ou base forte à água pura em pH 7 e a uma solução tampão a pH 7.

Tampões biológicos:
Existem diversos sistemas tampão no organismo que permitem enfrentar e neutralizar a ação de ácidos encontrados na dieta ou

Relacionados