PGP Lideran a em Gerenciamento de Projetos Guilherme Cezario Felix 62

1853 palavras 8 páginas
UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba
MBA em Gestão de Projetos

LIDERANÇA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
[GUILHERME CEZARIO FELIX]
RA 62.6932-8
Artigo apresentado para disciplina Princípios de Gestão de Projetos para o MBA em Gestão de
Projetos da UNIMEP. e-mail: gucfelix@unimep.br
Resumo: Este artigo apresenta conceitos de como é um líder de projeto e alguns pontos importantes sobre a sua liderança. A necessidade da liderança para um gestor é essencial para que sempre mantenha o controle das ações de sua equipe, assim como para atingir os objetivos estabelecidos.
Palavras-chave: Gestor, gestão, projeto, gerenciamento em projetos, líder, liderança.

Introdução
Com o avanço da tecnologia das informações e a crescente competitividade entre as organizações de todos os portes, a otimização de processos, garantia de retorno e controle financeiro se tornam cada vez mais importantes, o gerenciamento de projetos entra como parte fundamental para o sucesso da empresa.
Além de estar bem treinado para o trabalho, um gestor tem que possuir características essenciais para um andamento saudável de um projeto e, uma dessas que é a liderança.
Saber liderar pode ser o ponto crítico entre o sucesso e o fracasso de um projeto.
Esse artigo apresenta o conceito de liderança, assim como os seus tipos, as principais características que um gestor deve apresentar, além de abordar como lidar com alguns problemas que possam vir a surgir.

Desenvolvimento
O conceito de Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz (PMI/Brasil), os quais são executados por um determinado grupo. Nesse grupo, o gestor do projeto deve apresentar características necessárias para atingir o objetivo estabelecido da melhor forma possível, sendo uma dessas a liderança. Liderança seria a capacidade pessoal de aglutinas e influenciar pessoas para a realização de objetivos (MAXIMINIANO, 2002, p. 202).
A liderança nas

Relacionados