PFI Lista de exerc cios para P2 12015

1624 palavras 7 páginas
Lista de exercícios para P2 – somente para estudo

Avarias e Desgaste da Ferramenta
1 – O que são desgastes e avarias em ferramentas de corte? Quais são os critérios que devem ser adotados para determinar a troca da ferramenta de corte?
Deslocamento descontínuo de porções significativas de massa da ferramenta. Elas ocorrem frequentemente nas classes de ferramentas de menor tenacidade, como é o caso das cerâmicas.
2 – Quais são os tipos de desgastes em ferramentas de corte? O que é desgaste de flanco?
Lascamento, fissuras transversais longitudinais, deformação plástica do gume, desgaste de entalhe, desgaste de flanco e cratera. Desgaste de flanco são desgaste obre o fim de vida da ferramenta de corte. No flanco da ferramenta, onde ocorre o desgaste de flanco, são medidas a largura média do desgaste VB e a largura máxima da marca de desgaste VBmáx.
3 – O que é desgaste de entalhe?
Desgaste de entalhe: ocorre na região de interface entre o contato peça/ferramenta/cavaco, no lado exposto da superfície de corte. A formação do entalhe é resultado da ação das rebarbas produzidas nas bordas do cavaco, as quais apresentam uma taxa de encruamento maior que na parte central do cavaco, tornando-se uma região com dureza mais elevada, envolvendo um mecanismo de aderência e arrancamento. Na região de formação de entalhe a ferramenta de corte também é submetida à ação oxidante da atmosfera. O aumento progressivo do entalhe pode levar à quebra da ferramenta de corte bem, como a um pior acabamento superficial .
4 – O que é desgaste de cratera? Onde ocorre o desgaste?
O desgaste de cratera ocorre na superfície de saída da ferramenta, causado pelo atrito entre a ferramenta e o cavaco. • O desenvolvimento deste tipo de desgaste está diretamente ligado à temperatura e à pressão de corte. • Este tipo de desgaste não influencia diretamente na rugosidade ou na tolerância da peça, mas sim na geometria do ângulo de saída e no comprimento de contato cavaco-peça. • O crescimento do desgaste

Relacionados