PFC_acetatos_06

1050 palavras 5 páginas
Instituto Superior Técnico
Departamento de Engenharia Civil
Secção de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambientais
Mestrado Integrado em Engenharia Civil
(5º ano, 2º sem,)
Hidráulica E Reabilitação FluviaL
2008 / 2009
Programa da Disciplina
Âmbito e Objectivo
A disciplina tem como âmbito principal o estudo do escoamento superficial da água no sistema fluvial, incluindo o efeito da erosão hídrica, no espaço interfluvial, e a hidráulica dos escoamentos com fundo móvel, na rede hidrográfica.
O seu objectivo dirige-se à formação nos domínios da análise do comportamento de bacias hidrográficas, da estimativa da erosão hídrica, da sedimentação em albufeiras e na previsão da respectiva vida útil, da hidráulica dos escoamentos com fundo móvel, do ordenamento fluvial e do dimensionamento de leitos dos cursos de água.
São abordados os aspectos mais relevantes das intervenções nos sistemas fluviais, com o objectivo da sua reabilitação ou restauro, evidenciando-se as respectivas implicações principais e a reabilitação das funções ambientais.
Aulas Teóricas
Dia / Aula
Capítulos da matéria

Sistemas Fluviais e Erosão Hídrica

09.03.03
1
Introdução, enquadramento e aspectos organizativos. Sistema de Avaliação. Programa da disciplina. Domínios da hidráulica fluvial.
Motivação dos alunos. Aulas teóricas, práticas e visitas. Estudo individual.

09.03.10
2
Domínios da hidráulica fluvial e dos sistemas fluviais. Geomorfologia fluvial e ambiente. Caracterização geomorfológica das bacias hidrográficas. Processos hidro-sedimentológicos.

09.03.17
3
Processos hidro-sedimentológicos (cont.). Escoamento sobre o terreno e génese de sedimentos. Comportamento hidrológico e erosão hídrica. Modelos de simulação e previsão.

09.03.24
4
Erosão hídrica. Modelos de previsão (cont.). Tolerância dos solos à erosão. Controlo da erosão e conservação do solo e da água.

09.03.31
5
Directiva comunitária sobre protecção do solo. Intervenção nas encostas.

09.04.07

Relacionados