Pex - POLIETILENO RETICULADO

Páginas: 9 (2090 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1 INTRODUÇÃO


O desenvolvimento de novas tecnologias na construção civil é crescente, devido a isto os materiais tendem a ser mais eficientes e eficazes. O polietileno reticulado (PEX) é originado através do processo de reticulação do polietileno (PE), mantendo suas principais características.
As tubulações PEX são amplamente utilizadas na Europa em obras novas e reformas, o Estados Unidosda América começou a utilização em obras novas e o Brasil tem a maior fabricante de tubos e conexões, a Tigre, começando a implantar este novo material em suas construções juntamente com os outros países.
O polietileno reticulado é um material que se diferencia por sua solução flexível para conduções de água fria, quente e calefação, além de possui uma vida útil de aproximadamente 50 anos.2 OBJETIVO


O trabalho tem como objetivo estudar o material polietileno reticulado (PEX), buscando entender um pouco sobre sua composição, conhecer suas aplicações em obras da construção civil, além da viabilidade do mesmo, levando em consideração suas vantagens e desvantagens, e também seu custo.




























3JUSTIFICATIVA


Com o decorrer do semestre foram abordados e discutidos os vários tipos de materiais existentes no mercado. Com o presente trabalho deseja-se apresentar um material inovador, com soluções viáveis na construção civil.
O material escolhido está sendo utilizado pela empresa Tigre, uma das grandes empresas brasileiras no mercado de construção civil.



4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA4.1 Histórico

4.1.1 Instalações hidráulicas no mundo


A evolução no setor da construção civil acompanha o avanço tecnológico, os materiais estão desenvolvendo em termos de qualidade, produtividade, redução de custos e competitividade entre as empresas.
A construção civil diferencia-se pela vasta diversificação de materiais que utiliza, como também pela variedade de seus processos eprodutos. Devido a isto, necessita-se de uma analise do material, referente aos seus custos e desempenhos.
Para as instalações hidráulicas há uma gama de materiais para a produção das tubulações, todaviaprecisa-se analisar o material apropriado para cada caso específico.
O órgão responsável pala normatização e padronização de matérias é a ASTM (AmericanSociety for TestingandMaterials), nafabricação de tubulações industriais especificando mais de 500 tipos. Dentre os diversos materiais catalogados pela ASTM, os mais utilizados na fabricação dos tubos são: tubos metálicos (ferrosos e não ferrosos), tubos não-metálicos e tubos de aço com revestimento interno. (METALICA, 2007-2012).
Alguns exemplos desses materiais conforme a ASTM são:

• Tubos Metálicos
a) Tubos Metálicos Ferrosos:
Açocarbono, aço-liga, aço inoxidável, ferro fundido, ferro forjado, ferro ligado, ferro modular.
b) Tubos Metálicos Não-Ferrosos:
Cobre, latões, cupro-níquel, alumínio, níquel e ligas, chumbo, titânio, zircônio.

• Tubos não metálicos
a) Materiais Plásticos:
Cloreto de poli-vinil (PVC), polietileno, acrílicos, acetato de celulose, epoxi,poliéster, fenólicos.

b) Outros não-metálicos:Cimento-amianto, Concreto armado, Barro vibrado, Borrachas, Vidro, Cerâmica, Porcelana.
A primeira fabricante de tubos e conexões para instalações hidráulicas foi a TIGRE, no final dos anos 50, com o material PVC, empresa esta que iniciou suas atividades em Joinville, Santa Catarina, em 1941. (TIGRE, 2009).

4.1.2 PEX no mundo

O polietileno reticulado descoberto em 1933, pelo Professor ThomasEngel, após uma experiência de alta pressão com gás etileno que causou uma explosão no Imperial Chemical Industries (ICI), seu laboratório na Inglaterra. Porém, levou mais dois anos, após muitas experiências fracassadas, para uma duplicação controlada de explosão original e reproduzir a mesma substância. Assim o mundo dos plásticos começou a mudar com a nova propriedade. (BEAN, 2007).
A primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polietileno
  • O PEX
  • POLIETILENOS
  • Reticulados
  • Polietileno
  • polietileno
  • polietileno
  • Polietileno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!