Pewter senge

491 palavras 2 páginas
Politicagem interna e dissimulação estão mais presentes nas empresas do que pensamos e muitas pessoas consideram que não vale a pena confrontá-los mas sentem-se desconfortáveis em conviver em um ambiente caracterizado autoritário.
Desafiar a politicagem interna e dissimulações significa enfatizar visão e valores da empresa para motivar e assegurar um ambiente saudável para o trabalho.
A visão compartilhada gera comprometimento e preocupação nos colaboradores e combate a politicagem, dissimulação e interesse próprio. É esperado que estes pontos negativos desapareçam com a divulgação da visão compartilhada. É necessário flexibilidade da equipe para “o novo”. Esta abertura traz resultados mais rápidos e consistentes.
É necessário identificar se há abertura participativa, comum de se identificar, quando as pessoas podem falar o que pensam ou se há abertura reflexiva, a auto-avaliação de suas idéias, reflexão sobre seus conceitos e também da equipe como um todo.
A aprendizagem está sempre presente em instituições que consideram a abertura. É um processo na maioria dos casos de médio/ longo prazo.
Os colaboradores podem acreditar que estão abertos, mas, precisam do aprendizado para assimilar que a abertura participativa pode ser uma solução sintomática e a abertura reflexiva uma forma de desenvolvimento de habilidades de indagação, reflexão, diálogo, capacidade de diferenciar os fatos.
A abertura encontra empecilhos como a certeza. O pensamento sistêmico deve estar ligado à abertura. Quando é considerado que ninguém tem a certeza ou a resposta correta, a organização liberta-se e torna-se aberta.
Abertura é característica de relacionamentos e não dos indivíduos. Criar relacionamentos abertos em organizações é considerado saudável. Está ligada à liberdade para criar resultados desejados e ter noção de suas conseqüências.Gera noção de responsabilidade e de controle.
Em organizações que aprendem o controle pode ser local e não centralizado no alto escalão ou em

Relacionados