Petter Druck

1760 palavras 8 páginas
1.DESENVOLVIMENTO

Peter Ferdinand Drucker, nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria -faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA. Foi filósofo e economista, detentor de um pensamento lógico infalível, considerado, sem dúvida, o maior pensador, teórico e guru da área de administração É considerado por todos o pai da Gestão Moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações, ainda hoje, mesmo após a sua morte, permanece inquestionavelmente como “Único” Pai da Gestão, sendo a Gestão Moderna, a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio.
Para Drucker a administração é prática como a medicina, a advocacia e a engenharia, apoiando-se sobre uma teoria, que precisa ter o rigor científico. Essa prática consiste em aplicação, focando-se no específico, no caso singular e exige experiência e intuição. É necessário ter conhecimentos científicos e teóricos consistentes assim como ter o “olho clínico”. “É preciso saber - “por que fazer”,” o que fazer” e “como fazer”.
Importante afirmar que administração não é administração de empresas. A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não. A administração precisa ser aplicada aos sindicatos, às igrejas, às universidades, aos clubes, agências de serviço social, tanto como nas empresas, sendo responsável pelos seus desempenhos.
A prática da administração exige o conhecimento da organização inteira, permitindo a compreensão dos reflexos que as decisões e ações dos administradores têm sobre toda a organização, uma vez que tais decisões são tomadas no topo, e se espalham de cima para baixo. As organizações são regidas por aspectos de natureza humana e social, pela confiança, pelo entendimento mútuo e pela

Relacionados

  • Programas e Bibliografias PMGramado 362 Rev10 FDT atualizado em 11
    23770 palavras | 96 páginas
  • Revisando holocausto 1932-1945
    191956 palavras | 768 páginas