Petréleo e suas guerras

1094 palavras 5 páginas
Em Dezembro de 2012, a China tomou o lugar dos Estados Unidos como o maior importador de Petróleo do mundo. Nesse mês, de acordo com dados preliminares da US Energy Information Administration, a China importou o correspondente a 6,12 b/d enquanto os Estados Unidos importaram 5,98 b/d. Os americanos lideravam o ranking dos importadores desde meados dos anos 1970 e, apesar dos dados se referirem apenas ao mês Dezembro e no consolidado do ano os EUA seguirem liderando, analistas acreditam que essa ultrapassagem mensal sinaliza claramente a tendência de longo prazo de supremacia chinesa nas importações mundiais de petróleo.
Muita da capacidade de exportação de petróleo perdeu-se com a Guerra Irão-Iraque. Em 1982, por exemplo, a Siria(aliada do Irão nesse momento) fechou o Banias Pipeline que tem uma extensão de 500 Milhas,e tem uma capacidade de 650.000 barris diários, que era um acesso vital para o Iraque para acesso ao Mar Mediterrâneo e aos mercados petrolíferos Europeus. Por volta de 1983, o Iraque exportou somente 700.000 barris diários, que representava menos de 30% da capacidade de operação da sua indústria do Petróleo.
O Irão também viu baixar as suas exportações de petróleo depois da Revolução Iraniana, e agravou-se também com esta guerra com o Iraque. Toda a produção iraniana terrestre saía do campo petrolífero de Forozan (que recebia por sua vez o crude dos campos de Dorou e Abuzar) e era exportado a partir do terminal localizado na da Ilha de Karg situada no Norte do Golfo. A capacidade de 7 milhões de barrris por dia foi afectada por mais de 9.000 raids durante a Guerra Irão-Iraque.
A Guerra dos Petroleiros parecia ir percipitar um grande incidente internacional por duas razões. Primeiro, 70% do Japão, 50% da Europa Ocidental , e 7 % dos Estados Unidos importavam petróleo com origem no Golfo Pérsico no início de 1980. Segundo, o assalto aos petroleiros envolveu navios neutrais e também navios dos países beligerantes.
A Guerra dos petroleiros teve duas

Relacionados

  • A Grande Guerra
    2448 palavras | 10 páginas
  • Indústria Alcooleira
    6073 palavras | 25 páginas