petrolio

Páginas: 4 (889 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
INTRODUÇÂO

Nas aulas de Química por muitas vezes buscamos junto aos nossos alunos ensinar somente fórmulas, símbolos, distribuição eletrônica e não nos preocupamos em mostrar que a química estámuito além de tudo isso. A Química nem sempre é tratada como um instrumento de formação de cidadãos conscientes do seu verdadeiro papel na sociedade, ela deve ser utilizada como mecanismo detransformação no âmbito social, na tecnologia e também deve ajudar a modificar a economia de um país.

O ensino da Química contextualizada vem sendo defendida por muitos pesquisadores e educadores com base nosParâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos Conceitos Básicos Comuns (CBC). Esse método de ensino visa formar alunos críticos, participativos na sociedade, permitindo aos mesmos serem capazes detomar decisões por sua própria autonomia mediante aos problemas que venham a surgir no seu dia a dia.

A contextualização tem como objetivo ensinar de maneira diferente um assunto que é abordado porvários autores, trazendo-o à realidade do aluno e permitindo ao mesmo a capacidade de criar novos conceitos ou de refazer de maneira diferente a abordagem de assuntos que fazem parte do seu meio. É muitodifícil contextualizar um tema em sala de aula sem ter conhecimento prévio do assunto, os professores sentem uma enorme dificuldade em colocar o tema contextualizado. Os educadores por muitas vezesrelatam somente como exemplos uma contextualização sem se aprofundar no tema, pois falta conhecer o que é CONTEXTUALIZAÇÃO. É necessário buscar em artigos, teses, monografias e em revistas voltadas parao tema abordado referências sobre o assunto na sala de aula.

O Petróleo é um tema bastante relatado pelos meios de comunicação por isso ele pode ser utilizado para fazer com que a química sejavista como ciência que está inserida no nosso meio de relações estudantis, profissionais e pessoais. O petróleo é utilizado de várias maneiras por isso ele está relacionado com produtos que nós...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petrolio
  • Petrolio
  • Petrolio
  • petrólio
  • PETROLIO
  • Petrolio
  • sobre o petrolio
  • a obstenção do petrolio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!