Petroleo

Páginas: 3 (563 palavras) Publicado: 27 de junho de 2012
SISTEMA DE MONITORAÇÃO

Neste sistema estão inclusos todos os equipamentos envolvidos com a medição dos parâmetros de perfuração: sensores, transmissores, indicadores, e registradores.Registradores de parâmetro de perfuração

É um instrumento de alta importância , primeiro porque permite um acompanhamento visual dos parâmetros em relação ao tempo e, segundo, fornece o registro, numacarta, deste parâmetro ao longo de 24 horas, que servira para fiscalização dos serviços e fornecimento de subsídios para a perfuração de outros poços nesta área. As variáveis que podem ser registradas são:o peso sobre broca, a taxa de penetração, a rotação e o torque da mesa, a velocidade e a pressão nas bombas de lama, entre outros.

Indicador de Peso

Mostra através de dois ponteiros, o pesosuspenso no gancho e o peso sobre broca. O sensor de tensões fica na ancora da linha morta do cabo de perfuração. Na realidade os dois ponteiros estão marcando o peso suspenso no gancho; um deles temmaior sensibilidade que o outro e sua escala é invertida ( Ponteiro do peso sobre broca). A escala deste ponteiro é móvel e é zerada pouco antes da broca tocar o fundo do poço. A parti daí, quanto maispeso o sondador aplicar sobre a broca mais diminui o peso total suspenso.

Manômetro

São instrumentos usados para indicar a pressão dos fluidos. Podem ser instalados na própria linha ondeescoa o fluido ou em outro local, necessitando, neste caso, de um sensor e uma mangueira de óleo.

Torquimetro

Na sonda mede-se os troques na mesa rotativa, importantes na indicação dequalquer problema com a broca, e o torque nas conexões, importante para garantir estanqueidade da coluna sem danificar a rosca. A medição do torque da mesa pode ser feita hidráulica ou eletricamente,depende do sistema de transmissão de energia da sonda, nas sondas mecânicas, o sistema é instalado contra o lado debaixo da corrente de transmissão para a mesa; a tensão na corrente é convertida para um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • petróleo
  • Petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!