Petroleo

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 17 de abril de 2012
Poço Abandonado,
O que acontece quando um poço é abandonado?

O que é "Tamponagem"?

Há dois tipos de abandono: o temporário e o definitivo.
A tamponagem só é necessária quando o abandono édefinitivo e isto ocorre por que o poço se tornou improdutivo, sua razão água/óleo é muito alta... Uma das primeiras coisas a ser feita é cimentar a(s) zona(s) de produção (squeeze), para evitarposterior contaminação de zonas; colocá-se um tampão de cimento (plug) no topo do poço; há ainda a necessidade de recuperar todo o passivo ambiental.

Abandono de Poço
Quando um poço é retirado deoperação, ele deve ser tamponado, de acordo com normas rigorosas com finalidade de minimizar os riscos de acidentes e danos ao meio ambiente.

Abandono temporário
, é quando existe a previsão de retorno aopoço, no futuro. Ao terminar a perfuração do poço, geralmente eles sãoavaliados e em seguida abandonados temporariamente até ainstalaçãoda plataforma de produção, quando os poços são completados ecolocados em produção. Quando se prevê retorno ao poço, é realizado o abandono definitivo. Em ambos os casos o abandono é realizado com o tamponamento de cimento ou mediante assentamento de tampões mecânicos, adiferença é que no abandono definitivo o equipamento de superfície é retirado e no temporário o equipamento permanece em condições de aceitar futuras instalações.

Custo de Abandono de um poço dePetróleo poço de Petróleo
Nos projetos de produção de reservas de petróleo e gás natural é importanteque seja levado em consideração, além dos investimentos iniciais comperfuração de poços, compra e instalação deequipamentos, construção deestação de coletas de petróleo, dentre outros, os custos inerentes aodesmantelamento, remoção e restauração das áreas produtoras de óleo e gás. Além do mais, a importânciado custo de abandono para as estratégias da empresa, quando analisado sob o enfoque do ciclo de vida do produto, é de importância fundamental. Analistas acreditam, que na análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • petroleo
  • petróleo
  • Petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo
  • Petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!