Petroleo e Sustentabilidade

Páginas: 49 (12108 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO
FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO – UNES
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS








DIOGO MOULIN TÓFANO












DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SETOR PETROLÍFERO























CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2014
DIOGO MOULIN TÓFANO
















DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NOSETOR PETROLÍFERO










Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia de Petróleo e Gás na Faculdade do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Petróleo e Gás.

Orientador: Thiago Caliman Ceschim, Msc












CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2014
DIOGO MOULIN TÓFANO







DESENVOLVIMENTOSUSTENTÁVEL NO SETOR PETROLÍFERO






Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia de Petróleo e Gás na Faculdade do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia de Petróleo e Gás.






Aprovado em ___ de ____________ de 2014.




COMISSÃO EXAMINADORA





________________________________
Prof. Thiago CalimanCeschim, Msc
Orientador

________________________________
Prof.


________________________________
Prof.














































Primeiramente a Deus, que permitiu essa
vitória, e a minha família.
AGRADECIMENTOS



Agradeço primeiramente a Deus por permitir que mais uma importante etapa da minha vida se cumpra, e àtoda minha família que me apoiou durante essa caminhada e me deu suporte necessário para alcançar essa vitória.













































“Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a superpovoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meioambiente. Triunfar sobre estes problemas, vistos sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação.”
Jacques Yves Cousteau(1910-1997)
TÓFANO, Diogo Moulin. Desenvolvimento sustentável no setor petrolífero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás) – Faculdade do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2014.


RESUMO



Com oconstante crescimento do setor petrolífero devido a necessidade humana, tem-se o aumento da exploração de petróleo, o qual interfere diretamente na sustentabilidade do meio ambiente e favorece os passivos ambientais que por sua vez envolvem toda a estrutura ambiental e humana. Neste cenário, a caracterização socioambiental e econômica do setor petrolífero são objetos de estudo e discussão, onde seprocuram analisar seus riscos ambientais observando suas causas e tentando evita-los ou minimizá-los. Conhecer o sistema de extração e produção de petróleo é fundamental para a prevenção ambiental e consequentemente para a garantia de uso do meio ambiente nas necessidades das futuras gerações. Neste caso, a corrida em busca por um desenvolvimento sustentável no setor petrolífero é decorrência dapreocupação social com o possível esgotamento dos recursos naturais que então exigem uma política globalizada com práticas de desenvolvimento econômico compatível com a modelagem social de proteção da qualidade de vida, da sociedade de consumo, e das gerações futuras. Para se ter uma boa relação entre o sistema petrolífero e o desenvolvimento sustentável devem-se então ter ações e inovações necessáriaspara a proteção do sistema de operação petrolífero, do meio ambiente e principalmente da vida humana, reestruturando a sociedade da conscientização ambiental com novas práticas de vida através de novas políticas sociais e métodos mais coerentes nos cuidados ambientais, para que assim sejam garantidos os suprimentos da necessidade humana atual e também futura juntamente com a preservação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS DE PETRÓLEO
  • Sustentabilidade Ambiental na Industria de Petróleo & Gás
  • Petroleo
  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • petróleo
  • Petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!