Petr Leo Davyd

2918 palavras 12 páginas
Entenda a diferença entre os tipos de petróleo Quando vão explorar campos em busca de petróleo, as empresas petrolíferas podem encontrar duas variedades básicas de óleo: o leve ou o pesado. O petróleo leve, do tipo que nesta quinta (28) a Petrobras anunciou ter descoberto em águas rasas no poço 1-BRSA-607-SPS (1-SPS-56), na parte sul da Bacia de Santos, é o mais cobiçado entre as petrolíferas, segundo o diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, Adriano Pires. “Quanto mais leve, mais caro ele é”, diz.
Isso porque, segundo o especialista, o óleo pode ser utilizado na fabricação de produtos mais nobres, como a nafta empregada no setor petroquímico, gasolina e gás. O petróleo do tipo mais denso serve para produtos mais baratos, como óleo combustível. Os termos “leve” e “pesado” referem-se à consistência do óleo, que pode ser mais ou menos concentrado.
De acordo com Pires, a maior parte do óleo produzido no Brasil é do tipo pesado, mais denso, cujo refino custa muito mais caro e exige mais tecnologia para as empresas do setor.

“O Brasil, mesmo auto-suficiente, é obrigado a importar o petróleo leve para misturar ao pesado e baratear o refino. Se começarmos a produzir petróleo leve, poderemos parar de importar”, diz.

Qualidade medida
Para identificar a densidade do óleo, o Instituto Americano de Petróleo criou a escala API. Quanto maior o grau de API, melhor a qualidade do petróleo. A descoberta anunciada desta quinta, cujo óleo tem densidade de 36º API, é considerada excelente, segundo Pires.

”Se você pegar um óleo pesado e colocar no refino para produzir petróleo leve, é muito mais caro. Por isso ele é mais valorado”, diz.

Além disso, outro fator que influencia o preço do óleo é a profundidade em que ele é encontrado. Quando se localiza em águas profundas, abaixo da camada de sal, exige tecnologia muito avançada para ser extraído, com equipamentos que poucas petrolíferas no mundo detêm atualmente. “De águas rasas, como o de hoje, é bem mais

Relacionados