Petr Le1

437 palavras 2 páginas
Petróleo
O que é?
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e em geral, menos denso que a água e com cor variando entre o negro e o castanho escuro. O petróleo consiste fundamentalmente de átomos de carbono, Hidrogênio e quase sempre de Enxofre; sob a forma de Hidrocarbonetos.
O Enxofre não é componente de um hidrocarboneto, porém contamina-os e deve ser retirado, Pois é responsável pelo mau cheiro dos produtos da queima de combustíveis, atrapalha o funcionamento do motor e faz com que o combustível se torne corrosivo e é também responsável pela formação da chuva ácida.

Como se forma?
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo.
Devido a essas circunstâncias em que foi formado, o petróleo encontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo.
Quando o petróleo é extraído, geralmente vem acompanhado de água salgada, devido ao antigo mar existente neste local.

Composição química. é constituído de compostos orgânicos denominados hidrocarbonetos. Na composição também são encontrados compostos que possuem átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre, além de poder conter também alguns metais. Se for submetido a uma destilação fracionada, o petróleo cru pode dar origem a diversas frações orgânicas, com diferentes pesos moleculares. Os hidrocarbonetos mais pesados estão na forma sólida, e os mais leves são gases. Com este princípio é possível obter frações de petróleo para todos os gostos.

Processo de separação.

O petróleo é encaminhado as refinarias onde seus componentes são separados por destilação fracionada. A partir daí são gerados Gases (Metano, Propano, Butano, Etano),

Relacionados

  • Redes de petri (Livro)
    67736 palavras | 271 páginas