Petróleoegas

Páginas: 15 (3510 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Fique conhecendo através desta matéria o que marítimos podem realizar nas unidades de perfuração marítimas, as sondas.
- Demos uma repaginada neste artigo, pois atualizações já ocorreram neste setor no Brasil que é muito dinâmico.
Este artigo surge baseado em outro antigo já publicado neste blog, postado por nossa amiga 2OM Marília Carmo.
Entre a variedade de embarcações que trabalham nacosta, especialmente para a indústria do petróleo, temos em destaque as sondas, que são plataformas de perfuração ou navios sonda.

Uma sonda de 6ª geração
É com a perfuração, que tudo realmente inicia de fato relativo à exploração do "ouro negro", no mar. Obvio que antes, foi realizada a sísmica, e outras pesquisas geológicas feitas por embarcações especializadas, porem já definida a locação, aunidade de perfuração chega ao local e começa de imediato a "perfurar". Dentro da a equipe do Blog, temos um amigo, que entende bem a fundo todo o processo envolvido com o serviço de perfuração, que é o CLC Robson Freire, que atualmente é Capitão de uma SS (plataforma tipo semi-submersível).

As SS's podem ser de 2 tipos:
-As SS ancoradas




Semi Submersivel ancorada da ODECO atualDiamond Offshore, a Ocean Guardian durante reboque.






E as SS, posicionadas dinamicamente, ou simplesmente:
SS-DP


Sonda DP com propulsão própria Maersk Developer
Ainda há as sondas auto eleváveis, ou jack up, que são como barcaças sem propulsão que possuem pernas que elevam a mesma, porem são operadas em águas bem mais rasas.
Jack up, ou auto elevável


Plataforma Autoelevatória - Maersk Innovator, durante reboque, foto Pawel
Navio Sonda
A sigla NS, que quer dizer "navio sonda", estes são navios apropriados para construção de poços de petróleo no mar, a grande maioria dos NS, são navios também posicionados dinamicamente, então no fundo tanto as SS, quanto as Jack up e NS, realizam o mesmo tipo de trabalho, porem com capacidades bem diferentes e performassesdiversificadas.

Voltando aos NS, estes são navios desenvolvidos para operar em condições extremas, atualmente há navios sonda de 6ª geração, bem como as SS-DP, também com performasse similar, mas a diferença entre ambos é o fato de um ser navio, e o outro ser uma plataforma flutuante semi submersível, mas com propulsão própria.


Um grande navio sonda de 5ª geração (Drilling ship -Jack Ryan)
O MODUCode
Esta convenção surge da necessidade de padronizar a construção de unidades marítimas e certificar a força de trabalho empregada nos diversos tipos de sonda, pois um NS, quando não navegando, não passa de uma unidade industrial flutuante, bem esta é a mentalidade que impera na industria do petróleo, e seus "tripulantes", encarados como "petroleiros".


"Mr Charlie" foi a primeiraplataforma de perfuração, capaz de ser transportada de uma locação a outra, era do tipo submersível, para águas bem rasas, isso em 1954.

As coisas no ramo da perfuração começaram empiricamente, e sabe se que no mar, tudo teve inicio em maior escala, nos anos 30, primeiro na costa da Califórnia, e depois no Delta do Rio Mississípi, com plataformas bem rústicas do tipo submersíveis, como a Mr.Charlie*(anos 50), plataformas como esta, foram projetadas pela própria empresa de perfuração, tudo era adaptado de terra, para o mar, e logo a tripulação, não passava de cowboys, as acomodações eram de madeira, aquilo não era nem de longe comparado ao que são hoje as modernas SS-DP. Apesar de nem sonhar em ainda existir o STCW Code, logo o trabalho em plataformas de perfuração, seria encarado apenas comouma continuação do trabalho de perfuração em terra. Não criando uma mentalidade marítima, pois aquilo não era considerado uma embarcação, e que dirá navio. É por isso que a "sonda", é o centro das atenções da companhia, logo as outras atividades em torno dela, são encaradas em segundo plano. O profissional do mar, ficou de fora no nascimento da industria do petróleo no mar, por isso que em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!