Petróleo

Páginas: 66 (16328 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
1.1 Histórico – Teorias de formação
Teoria Inorgânica
Foi a primeira teoria criada pra tentar explicar a origem do petróleo. Ela defende que essa substância surgiu a partir de reações que ocorreram no manto da Terra.
Hoje autores ainda defendem que ele seja formado ou a partir da polimerização do metano proveniente do manto e migrado através de falha ou a partir de reações equivalentes àsempregadas na síntese de Fischer-Tropsch, e que encontrariam condições favoráveis à sua ocorrência nas zonas de subducção.
O petróleo originou-se dos depósitos profundos de hidrocarbonetos aprisionados durante a formação do planeta. A centenas de quilômetros de profundidade as moléculas de hidrocarbonetos (principalmente metano) migram do manto para a crosta ocorrendo complexação das moléculas. Nestamigração, gases primordiais como hélio e nitrogênio podem estar presentes e auxiliam no transporte. A presença de moléculas biológicas associadas aos hidrocarbonetos é estritamente relacionada à contaminação por microorganismos (bactérias).
De acordo com essa teoria, o petróleo teria se formado a partir de carburetos ( de alumínio, cálcio e outros elementos) que decompostos por ação da água(hidrólise), deram origem a hidrocarbonetos com metanos, alcenos, etc., os quais, sob pressão, teriam sofrido polimerização (união de moléculas idênticas para formar uma nova molécula mais pesada) e condensação a fim de dar origem ao petróleo.

Teoria Orgânica

Diversos fatos, no entanto, favorecem uma origem orgânica para a maior parte dos hidrocarbonetos encontrados próximos a superfície daTerra, em especial para aqueles com dois ou mais átomos de carbono. Em primeiro lugar, quase todo o petróleo é encontrado em rochas reservatório de bacias sedimentares.
Outrossim, existem também evidências químicas da origem orgânica, como a presença no petróleo de compostos cuja estrutura molecular é mesma de substâncias encontradas nos seres vivos (ex: os esteranos encontrados no petróleo são oproduto da degradação dos esteróides encontrados nas algas).
Em suma, os dados disponíveis atualmente indicam que o petróleo é gerado a partir da transformação da matéria orgânica acumulada nas rochas sedimentares, quando submetida às condições térmicas adequadas. Cabe ressaltar que o metano pode ter origem inorgânica (proveniente do manto) ou orgânica (degradação da matéria orgânica), cada qualcom características isotópicas distintas.
O petróleo se forma a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), que seriam soterrados. Com o incremento de temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos, líquidos e gasosos, em um processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo serianecessário que, após o processo de geração (cozinha degeração) e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante em uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sob a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em numa rocha permeável chamada rocha reservatório. (mais detalhada)
Segundo a teoria orgânica apresença no petróleo de compostos nitrogenados, clorofilados, de hormônios, etc. pressupõe a participação de matéria orgânica de origem animal e vegetal. Em sua grande maioria os pesquisadores modernos tendem a reconhecer como válida apenas a teoria orgânica, na qual destacam o papel representado pelos microorganismos animais e vegetais que sob a ação de bactérias, formariam uma pasta orgânica no fundodos mares. Misturada à argila e à areia, essa pasta constituiria os sedimentos marinhos que, cobertos por novas e sucessivas camadas de lama e areia, se transformariam em rochas consolidadas, nas quais o gás e o petróleo seriam gerados e acumulados.

Teorias de formação:
Vem do latim (Petra e oleum) e significa pedra e óleo.
Os restos de organismos depositados nos fundos dos mares são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • petróleo
  • Petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!