petróleo

Páginas: 9 (2110 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
Introdução:
Petróleo significa óleo de pedra. Um líquido oleoso de cor geralmente escura e pode ser encontrado no fundo do mar ou em terra firme, é uma complexa mistura líquida de compostos orgânicos e inorgânicos em que predominam os hidrocarbonetos, desde os alcanos mais simples até os aromáticos mais complexos, sua cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar. Aspecto: Oleoso,inflamável, menos denso que a água.
Atualmente o petróleo é um dos recursos naturais de que nossa sociedade mais depende, pois diversos produtos que conhecemos e utilizamos são derivados desse combustível que move o mundo. O petróleo é uma fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para humanidade, daí o porquê de ser considerado tão importante para aeconomia mundial. Tendo como objetivo mostrar alguns pontos principais sobre o mesmo, o trabalho vai relatar a historia do petróleo, a sua origem, seus maiores produtores, o petróleo no Brasil, extração, riscos ao meio ambiente, derivados etc.











Origem:
Atualmente, a teoria mais aceita entre os geólogos é a de que a origem do petróleo e formada a milhões de anos a partir desubstâncias de natureza orgânica, ou seja : a partir de seres vegetais e animais marinhos que foram soterrados por rochas sedimentares. Com a ação do calor, da pressão, dos microrganismos e do tempo, esta matéria orgânica foi se transformou em petróleo.

Os egípcios utilizavam o petróleo como um dos elementos para o embalsamamento de seus mortos, além de empregarem o betume na união dos gigantescosblocos de rochas das pirâmides. Até mesmo Alexandre, O Grande ficou maravilhado com o fogo que exalava do petróleo na atual região do Iraque. Onde atualmente há uma crescente produção petrolífera.
No continente americano, os incas e os astecas conheciam o petróleo e , a exemplo da Mesopotâmia, o empregavam na pavimentação de estradas.
No século XIX, nos EUA, que o petróleo teve seu marco naindústria moderna. Isso graças à iniciativa do americano Edwin L. Drake, que, após varias tentativas de perfuração, encontrou petróleo.
Geralmente, o petróleo aproveitado pelas civilizações antigas era aquele que aflorava à superfície do solo. Uma das peculiaridades do petróleo é a migração, ou seja, se ele não encontrar formações rochosas que, por serem impermeáveis, o prendam, sua movimentaçãono subsolo será constante, com a consequente possibilidade de aparecer à superfície.
Em 1930 surgiu a indústria petroquímica tendo como base o petróleo, para produzir numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.
Por ser a principal fonte de energia do planeta, o petróleo já foi motivo de algumas guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, a luta pela independência daChechênia e a invasão estadunidense no Iraque, em 2003. Sem dúvida, a existência de petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para um país. O combustível se tornou ainda mais valorizado após a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), que nasceu com o fim de controlar preços e volumes de produção e pressionar o mercado.
Atualmente, os dez maiores produtores de petróleo domundo são: Rússia, Estados Unidos, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.
No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descobertoo óleo de Lobato na Bahia.
A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolífera do mundo. A produção brasileira de petróleo satisfaz metade do que se consome no país, a outra metade é importada, principalmente, dos países árabes, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • Petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo
  • Petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!