Petróleo

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
3. Resultados e discusão

As viscosidades medidas foram expressas em centistokes em vez de centipoises. Para obter a viscosidade em centipoises, multiplica-se a viscosidade em centistokes pela densidade do fluido(g/cm³). A densidade de fluidos foi estimada usando o método Standing and Katz, e então as viscosidades foram ajustadas corretamente. Sabendo a natureza do óleo “morto” bruto, ou seja,composição variando de leves a pesados hidrocarbonetos, não é irracional assumir que não há muita vaporização de hidrocarboneto leve à baixa temperatura. Portanto, o grau API do óleo cru tende a permanecer quase constante nas temperaturas estudadas. A densidade do óleo cru em função da pressão e temperatura pode ser expressa pela seguinte relação:

sc P T ρ = ρ + Δρ−Δρ(3)

ondeρé a densidadedo óleo cru (lb/ft³) at P (pressão) e T(temperatura), psc é a densidade do óleo cru em condição standard, Δρpé o fator correção de compressibilidade do óleo e ΔρT é o fator correção de densidade para dilatação térmica do óleo. Ofator de correção de compressibilidade e expansão térmica podem ser estimados de acordo com a relação de Standing.

………………….
Onde T é dado em
ºR


Conjunto de dadosoriginal, incluindo 473 medições de viscosidade em 3 temperaturas, é aprimorado para eliminar dados não confiáveis. Verifica-se que a viscosidade do óleo “morto” bruto, em temperatura constate pode ser relacionado exponencialmente ao grau API. Portanto a análise é examinada para descartar 35 dados não confiáveis, os quais influenciam fortemente cada relação individual, ou seja, relação emtemperatura constante.

Primeiramente, uma tentativa foi feita para desenvolver um modelo unificado para toda a variação de densidade de óleo “morto” bruto. Dados de viscosidade foram traçados de acordo com o grau API para cada temperatura.

. Esses valores foram encontrados sensatamente através de uma equação da forma:

.....................................................................,,,,,Onde T é a temperatura em ºK. A equação 6 mostra uma boa concordância com os dados experimentais. %AAD e RMSE do conjunto de dados para teste são de 20,0 e 16.5%, respectivamente, que são comparáveis com os resultados dos dados de treinamento, ou seja, 21 e 14,5% respectivamente. Isso significa que a equação 6 é uma correlação generalizada e não se encaixa somente nas medições. Uma comparação doresultado desse trabalho com alguns outros anteriormente correlacionados está presente na tabela 3. A %AAD, RMSE e o coeficiente de regressão (r2) são usados para comparar a capacidade de previsão de diferentes modelos. A tabela 3 revela a superioridade do novo modelo, embora, a %AAD dos dois modelos, Beal e Glaso, sejam menores do que a desse novo modelo. Isso não pode, entretanto, ser puramenteatribuído à precisão dos modelos em todo o intervalo de grau do óleo, sendo que o RMSE e o coeficiente de regressão não são tão bons. A contradição pode ser esclarecida, utilizando-se a Fig. 1, que compara os diagramas de dispersão desse trabalho com a correlação de Beal.

A figura mostra que os resultados da correlação de Beals são precisos para viscosidades menores que 20cP que envolve 318medições de todo o conjunto de dados, mas essa relação não é adequada para viscosidades maiores que 20cP. (Figs. 1.c and1.d).


Tabela 3- Comparação desse trabalho com algumas outras correlações (pesado e leve)
.........................................................
----------------tabela--------------

Para desenvolver relações mais precisas pode ser útil diferenciar entre óleo cru pesado eleve, tendo que seu comportamento reológico é bem diferente. Portanto , duas diferentes equações são utilizadas para óleos “mortos” pesados (ºAPI menor que 28) e leves (ºAPI maior que 28). Uma simples relação para o óleo pesado é encontrada como mostra a seguir:

μod= a ×API (7)

onde a e b são parâmetros dependentes da temperatura que são calculados pelas seguintes equações:
:
a =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo
  • Petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!