Petróleo

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
PETROLEO

O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.

A natureza complexa do Petróleo é resultado de mais de 1200 combinações diferentes de hidrocarbonetos.

Ele pode ocorrer nos estados:
Sólido- Asfalto Líquido- Óleo
Gasoso - Gás natural

CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO PETRÓLEO

Inicialmente deve haver a matéria orgânica adequada à geração do Petróleo
Este material orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbias
O material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos
A matéria orgânica em decomposição por bactérias anaeróbias deve sofrer a ação de temperatura epressão por períodos longos
O início do processo de formação do Petróleo está relacionado com o início da decomposição dos primeiros vegetais que surgiram na Terra.


Reservas Mundiais e Nacionais
Há uma grande irregularidade na distribuição geográfica das reservas mundiais de petróleo, em razão das condições geológicas específicas das regiões detentoras. Cerca de
2/3 das reservas provadasestão localizados no Oriente Médio, que responde por, aproximadamente, 6% do consumo mundial. Por outro lado, a América do Norte, que possui apenas 4,8% das reservas, é responsável por cerca de 30% do consumo mundial (ver Figura 7.2).
Os dados indicam, também, que as reservas mundiais durariam cerca de quarenta anos,
No Brasil, as reservas provadas são da ordem de 1.100 milhões de toneladas e aprodução anual está na faixa dos 74,4 milhões de toneladas, o que significa uma relação reservas/produção de cerca de quinze anos.
Cerca de 90% das reservas estão localizados no mar, principalmente na Bacia de Campos.

exploração
depene da existência de rochas sedimentares no subsolo ou rochas impermeáveis com espaços vazios.
A exploração pressupõe uma investigação de regiões com taiscaracterísticas, o que é feito a partir do estudo do relevo da região, de estudos geológicos da superfície e de processos geofísicos.
A perfuração, em função do tipo de solo, é programada para profundidades que variam de 800 a 5000 m e é feita com o auxílio de brocas de tungstênio ou diamante para rochas muito duras, ou brocas de dentes ou lâminas para rochas menos resistentes.

Destilação Fracionada
Osderivados do petróleo são hidrocarbonetos (compostos por átomos de carbono e hidrogênio), sendo os mais leves formados por pequenas moléculas, como, por exemplo, o etano (C2H6), e os mais pesados contendo até 70 átomos de carbono. A destilação acontece justamente por essa diferença de tamanho das moléculas, quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura deevaporação.

Através do quadro abaixo é possível ter uma idéia do que é o destilamento do petróleo, e como os diferentes subprodutos vão sendo obtidos a partir do aumento de temperatura:


Principais Produtos
Gás de petróleo: dá origem ao gás de cozinha.

Gasolina: usada como combustível de motores automotivos.

Querosene: combustível próprio para aviões.

Diesel: é o combustível de ônibus,caminhões, tratores.

Lubrificante: aplicado em máquinas e peças para aumentar a vida útil desses equipamentos.

Óleo: também chamado de óleo combustível, é ele o responsável pela movimentação de navios.

Asfalto: este é o último produto a ser fracionado, e apresenta aspecto denso, é usado na pavimentação de ruas e estradas.

Octanagem
A octanagem consiste na resistência à detonação deum determinado combustível utilizado em motores no ciclo de Otto. Quanto mais elevada a octanagem, maior será a capacidade do combustível ser comprimido, sob altas temperaturas, na câmara de combustão sem que ocorra a detonação.
Os valores de octanagem em um combustível variam, havendo um índice mínimo para o bom funcionamento de cada veículo. Os valores inferiores ao estabelecido podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • petróleo
  • Petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!