Petróleo

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 QUE É PETRÓLEO 4
1.1 COMO ELE É FORMADO 4
1.2 ONDE É FORMADO 4
1.3 PROCESSO DE EXTRAÇÃO 5
1.4 PROCESSO DE REFINAÇÃO 5
1.5 PAÍSES PRODUTORES 6
1.6 PAÍSES EXPORTADORES 6
1.7 PRÉ-SAL 7

* INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre o petróleo, sua origem, composição, extração, refinação e não deixando de citar seus aspectos químicos. Adefinição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.

* 1.1 QUE É PETRÓLEO

O petróleo é um líquido oleoso, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro aoâmbar. É encontrado no subsolo, em profundidades variáveis (pode haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de três mil metros de profundidade) e é muito rico em hidrocarbonetos (HC).

O petróleo consiste fundamentalmente de átomos de carbono, Hidrogênio e quase sempre de Enxofre; sob a forma de Hidrocarbonetos. O Enxofre não é componente de um hidrocarboneto,porém contamina-os e deve ser retirado, Pois é responsável pelo mau cheiro dos produtos da queima de combustíveis, atrapalha o funcionamento do motor e faz com que o combustível se torne corrosivo e é também responsável pela formação da chuva ácida.

COMO ELE É FORMADO

A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares deanos. Estes restos iam sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo.
Devido a essas circunstâncias em que foi formado, o petróleo encontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo. Quando opetróleo é extraído, geralmente vem acompanhado de água salgada, devido ao antigo mar existente neste local.

ONDE É FORMADO

O petróleo é encontrado na natureza não como uma espécie de rio subterrâneo ou camada líquida entre rochas sólidas. Ele ocorre sempre impregnando rochas sedimentares, como os arenitos. Como essas rochas são permeáveis, o óleo "migra" através delas pelo interior da crostaterrestre. Se for detido por rochas impermeáveis, acumula-se, formando então as jazidas. Das jazidas conhecidas, as mais importantes estão no Oriente Médio, Rússia e repúblicas do Cáucaso, Estados Unidos, América Central e na região setentrional da América do Sul.

PROCESSO DE EXTRAÇÃO

O processo de extração do petróleo varia de acordo com a quantidade de gás acumulado na jazida. Se a quantidadede gás for grande o suficiente, sua pressão pode expulsar por si mesma o óleo, bastando uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Se a pressão for fraca ou nula, será preciso ajuda de bombas de extração.

PROCESSO DE REFINAÇÃO

O processo começa pela dessalinização do petróleo bruto (1) em que são eliminados os sais minerais. Depois, o óleo é aquecido a 320° C em fornos de fogodireto (2) e passa para as unidades de fracionamento, onde podem ocorrer até três etapas diferentes. A etapa principal é realizada na coluna atmosférica (3): o petróleo aquecido é introduzido na parte inferior da coluna junto com vapor de água para facilitar a destilação. Desta coluna surgem as frações (4) ou extrações laterais, que ainda terão de ser transformadas (5) para obter os produtos finaisdesejados. A maioria dos produtos é a seguir objetos de tratamentos suplementares para melhorar sua qualidade: reforma catalítica, hidrodessulfuração. É obtida finalmente toda uma série de produto dos que respondem as necessidades dos consumidores: carburantes, gasolinas especiais, combustíveis e produtos diversos.

PAÍSES PRODUTORES

Os países que possuem maior número de poços de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • petróleo
  • Petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!