Petróleo

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO

1.1. Origem e História do Petróleo
A palavra petróleo vem do latim (petrae, pedra; oleum, óleo).
O petróleo tem sua origem em pequenos seres vegetais e animais da orla marítima, que foram soterrados há milhões de anos. Pela ação de microorganismos, da pressão, do calor e do tempo, essa matéria orgânica foi transformada em petróleo.
O petróleo era conhecido já na antigüidade,devido a exsudações e afloramentos freqüentes no Oriente Médio. No Antigo Testamento, é mencionado diversas vezes, e estudos arqueológicos demonstram que foi utilizado há quase seis mil anos. No início da era cristã, os árabes davam ao petróleo fins bélicos e de iluminação. O petróleo de Baku, no Azerbaijão, já era produzido em escala comercial, para os padrões da época, quando Marco Polo viajoupelo norte da Pérsia, em 1271.
A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX. Em 1850, na Escócia, James Young descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, e criou processos de refinação. Em agosto de 1859 o americano Edwin Laurentine Drake, perfurou o primeiro poço para a procura do petróleo, na Pensilvânia. O poço revelou-se produtor e a data passou aser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera. A produção de óleo cru nos Estados Unidos, de dois mil barris em 1859, aumentou para aproximadamente três milhões em 1863, e para dez milhões de barris em 1874.
Até o final do século XIX, os Estados Unidos dominaram praticamente sozinhos o comércio mundial de petróleo, devido em grande parte à atuação do empresário John D.Rockefeller. A supremacia americana só era ameaçada, nas últimas décadas do século XIX, pela produção de óleo nas jazidas do Cáucaso, exploradas pelo grupo Nobel, com capital russo e sueco. Em 1901 uma área de poucos quilômetros quadrados na península de Apsheron, junto ao mar Cáspio, produziu 11,7 milhões de toneladas, no mesmo ano em que os Estados Unidos registravam uma produção de 9,5 milhões detoneladas. O resto do mundo produziu, ao todo, 1,7 milhões de toneladas.Os registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4000 a.C. Os povos da Mesopotâmia, do Egito, da Pérsia e da Judéia já utilizavam o betume para pavimentação de estradas, calafetação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas, lubrificação e até como laxativo.


2. OCORRÊNCIA E EXTRAÇÃO DE PETRÓLEOO petróleo é encontrado às vezes em terra firme, outras vezes abaixo do fundo do mar. Acredita-se que 50% das jazidas mundiais de petróleo estejam sob o mar.
A prospecção de petróleo (isto é, o trabalho de sua localização) é feita de várias maneiras. O método mais clássico é a detonação de cargas explosivas no solo, seguida de medição das ondas de choque refletidas pelas várias camadas dosubsolo.
O estudo dessas ondas nos dá uma idéia da constituição do subsolo e da possibilidade da existência de petróleo. Atualmente, por meio de aviões e satélites artificiais, são feitos também estudos que possibilitam definir as regiões onde é maior a probabilidade de existir petróleo. Essas técnicas modernas permitem a descoberta de poços de petróleo com relativa facilidade. Uma vez descoberta ajazida de petróleo, tanto em terra como no fundo do mar, elas obedecem ao seguinte esquema:
Figura 1: Esquema de prospecção do petróleo.


Em geral o petróleo é encontrado sobre a água salgada, o que lembra sua origem marinha, e embaixo de uma camada gasosa, formada por CH4, C2H6 etc. em alta pressão. Quando um poço é perfurado, podem ocorrer três hipóteses (acompanhe pela figura1):
• se aperfuração for feita em A, sairá o gás com alta pressão (teremos, então, um poço de gás natural);
• se a perfuração for feita em B, jorrará petróleo, impelido pela pressão do gás (isto é, teremos um poço de petróleo);
• se a perfuração for feita em C, jorrará água salgada, o que é prenúncio da existência de petróleo.


A extração de petróleo no mar é mais difícil. A Petrobras, atualmente, é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo
  • Petroleo
  • petroleo
  • petróleo
  • Petróleo
  • petroleo
  • O petroleo
  • Petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!