Petróleo - A Química que move o mundo

Páginas: 10 (2456 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2013
CURSO ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS



PETRÓLEO – A QUÍMICA QUE MOVE O MUNDO

Ana Mara Costa de Melo
Eliane Teixeira Souza
Ivoneide Ferreira dos Santos
Karolyne de Araújo Silva
Marcelo de Albuquerque Aranha Campos
Michelle de Jesus Oliveira
Patrícia Soares Gomes Cardim

Tutora: Juliana Martins de M. Matos.

RESUMO: Neste trabalho o tema incentivador será o petróleo. É umassunto em evidência e muito importante para a sociedade. O petróleo e seus derivados estão presentes no cotidiano do aluno, tornando-se um tema de fácil abordagem interdisciplinar e constituindo uma eficiente ferramenta de ensino e aprendizagem, sobretudo os aspectos químicos, ambientais, históricos e socioeconômicos contribuindo, desta forma, para a formação de um cidadão mais consciente.Bahia
Abril de 2013
1. DESCRIÇÃO

Participantes: Alunos do 3º ano do Ensino médio e do EJA de escolas públicas do estado da Bahia, uma vez que o tema está presente nos conteúdos programáticos previstos para estas séries além de sempre constar em provas do ENEM e fazer parte do nosso cotidiano.

Cronograma de Execução: Será executado em um bimestre.
Atividades
1ª etapa
2ª etapa
3ª etapa4ª etapa
5ª etapa
6ª etapa
Sensibilização
X





Exibição de vídeos
X





Discussões
X





Divisão de temas por grupo

X




Discussões em cada disciplina


X



Pesquisa em outros sites



X


Confecção de materiais




X

Exposição





X


2. JUSTIFICATIVA

O trabalho interdisciplinar permite ao professor conceder autonomia aoeducando de trilhar caminhos diferentes, podendo os conteúdos serem analisados em diferentes ângulos, de acordo a realidade do aluno . Dessa forma o petróleo, principal matéria condutora da economia mundial, é um tema de extrema relevância, fazendo parte do contexto no qual o aluno está inserido e que abre um leque de possibilidades para que disciplinas como biologia, geografia, história, químicadentre outras possam estar tratando do assunto de forma contextualizada e de acordo a sua área do conhecimento, fazendo com que o aluno tenha criticidade sobre o assunto e não o veja apenas de forma fragmentada e descontextualizada. Assim, com esse projeto, pretende-se que o educando compreenda de forma ativa não só os aspectos químicos do petróleo, mais também os aspectos históricos, sociais eeconômicos. Neste contexto, fica clara que com a interdisciplinaridade as formas de raciocínio não são mais tão lineares, envolvem situações globais, exigindo comportamentos de aprendizagem diferentes da lógica racional.


3. FUNDAMENTAÇÃO
Para Martins (2009), o currículo é um projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para se conseguir estes objetivos.Ele especifica o que, como e quando ensinar e o que, como e quando avaliar. É uma parte importante da organização escolar, faz parte do projeto político pedagógico de cada escola, é organização do conhecimento que foi e continua sendo construído socialmente. Por isso ele deve ser pensado e refletido pelos sujeitos em interação “que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que osustente” (VEIGA, 2004, p.26).
Vários autores apontam que o currículo não deve ser organizado baseando-se em conteúdos isolados, o que se explica pelo fato de vivermos em um mundo complexo que só pode ser compreendido a partir de uma visão multifacetada, que é construída pelas visões das diversas áreas do conhecimento. A organização do currículo precisa viabilizar uma maior interdisciplinaridade,assegurando a livre comunicação entre as áreas.
A velocidade e o número de informações que chegam aos cidadãos levam a escola a desenvolver um trabalho voltado para uma formação critica dos nossos educandos. A interdisciplinaridade constitui assim um princípio pedagógico importante, pois contribui na capacitação dos mesmos para construírem um conhecimento integrado e a interagir com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A química que move o mundo
  • A química que nos move
  • A Administração move o mundo
  • A Alavanca Que Move O Mundo
  • A ENERGIA QUE MOVE O MUNDO
  • A administração move o mundo
  • Criatividade a eergia que move o mundo
  • alavanca que move o mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!